Em junho deste ano a Fiat lançou a nova geração da picape compacta Fiat Strada. O veículo utilitário foi todo modificado, pois passou a ser fabricado em uma nova plataforma. Ela é denominada MPP, com elementos do Argo, Fiorino e Mobi. O visual deixa evidente que foi inspirado na picape Toro, mas sem as luzes nas extremidades da grade dianteira.
Os faróis em LED são ligados por uma barra cromada. No centro da grade o logo FIAT e abaixo, do lado esquerdo da grade, as quatro barras que representam a nacionalidade italiana da fabricante. O para-choque na cor da carroceria tem uma grade inferior. As luzes de neblina estão nas extremidades e abaixo tem o overbumper.
Na lateral, o farol afila e avança para o para-lama. A área envidraçada oferece boa visibilidade. Vale destacar que nesta geração a fabricante optou por uma carroceria de duas ou quatro portas. Na anterior o modelo tinha opção de três portas. O vinco está na região da maçaneta e parte inferior da porta, onde aparece também um friso, também conhecido como borrachão.
A caixa de roda utiliza moldura para reforçar o visual esportivo e as rodas de liga leve 16 polegadas são opcionais. Da fábrica ela sai com rodas 15 polegadas. A nova Strada tem 208 mm de altura em relação ao solo e o ângulo de entrada é de 24º. Ela mede 4,4 m. Sua largura é de 1,7 m e a distância entre-eixos de 2,7 m, a altura é de 1,5 m.
Na traseira retangular, as lanternas avançam para a tampa, mas não são bipartidas. Diferente da Toro que tem a tampa que abre para fora, a da Strada abre para baixo. Do lado esquerdo está a identificação do modelo, a versão aparece no lado direito, e no centro o logo Fiat. O para-choque é preto e nas extremidades estão os refletores.
No interior, o quadro de instrumentos lembra o do Fiat Mobi e Fiat Uno. O conta-giros, marcador de combustível e velocímetro são analógicos, aliás, o velocímetro mostra a velocidade de 10 em 10 km. No centro uma tela digital com as informações do computador de bordo e também velocidade digital. O volante é multifucional. E a central multimídia é a Unconnect com tela de 7”. Aceita Android Auto e Apple Carplay, porém, ela é pareada ao smartphone sem conectar um cabo.
A nova Fiat Strada Volcano 2021 tem o motor 1.3 Firefly, que é utilizado também no Argo e Cronos. Sua potência é de 109 cv (E)/101 cv(G) e torque de 14,2 kgfm (E)/13,7 kgfm (G).
O motor trabalha com um câmbio manual de cinco marchas. O sistema direção utiliza assistência elétrica. Foi mantido o E-Locker, que é um Controle de Tração Avançado (TC+). Este sistema bloqueia o diferencial. Ele foi desenvolvido pela Eaton e lançado em 2008 no Fiat Palio Adventure.
Na nova Fiat Strada, o sistema de suspensão traseiro mantém o feixe de molas, ou seja, o mais recomendado para um veículo que serve para transportar carga. Na dianteira a suspensão é independente McPherson. E a engenharia trabalhou este sistema, as molas, amortecedores e barra estabilizadora são novos.
Em um veículo comercial, como a Fiat Strada, o trabalho de calibração da suspensão é o que mais demanda esforços, pois a engenharia tem que encontrar um ponto de equilíbrio, o qual ofereça conforto com o veículo carregado ou não, ou seja, os dois extremos.
A Fiat conseguiu este acerto. Não dá para comprar com o conforto oferecido por um sedã, por exemplo, isso porque, dependendo das ondulações encontradas, ela vai pular um pouco. Como é normal em um automóvel desta categoria, o arranque é lento. Mas desenvolve velocidade de maneira rápida.
Nas rodovias sinuosas, ela se mostra estável, mesmo vazia, sem jogar a traseira. O motor atende as necessidades, pois o torque total está disponível a partir de 3.500 rpm. As relações de marchas estão bem sincronizadas com trocas macias e precisas. E, o proprietário de uma picape Fiat Strada da geração anterior vai sentir diferença no quesito conforto, logo ao entrar nesta nova. Ela subiu de patamar.
O consumo de combustível da Nova Fiat Strada Volcano 2021 validado pelo programa de etiquetagem veicular na cidade, abastecida com gasolina é de 12,1 km/L e com Etanol de 8,4 km/L. Na estrada consome 13,3 km/L ao usar gasolina e 9,4 km/L com etanol.
Nessa avaliação da picape Fiat Strada Volcano 2021, ela foi entregue abastecida com Etanol. Como resultado, ao rodar com o ar-condicionado ligado o consumo foi de 8,3 km/L na cidade e 9 km/L na rodovia, ou seja, muito próximo ao homologado. É bom ressaltar que o consumo de combustível é diretamente influenciado pela maneira que o motorista dirige. E a Fiat Strada tem o indicador para mudanças de marcha. Ao orientar-se por ele, a perspectiva de dirigir de maneira eficiente é melhor. Já o multimídia é intuitivo, o motorista não tem dificuldades para entender e utilizar as funções que ele oferece.
O preço da picape Fiat Strada Volcano 2021 é de R$ 82.290. Entre os itens de série, para a segurança do motorista figuram os airbags laterais e os dois obrigatórios para motorista e passageiro. Tem ainda o controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD, sistema ativo de freio com o controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida (Hill Holder), alerta de uso do cinto de segurança para motorista e passageiro, e câmera de ré.
Para o conforto dos ocupantes traz o ar-condicionado, central multimídia com tela de 7”, os bancos são em couro/tecido. O volante multifuncional em couro, os vidros são elétricos nas quatro portas, a chave com telecomando e alarme antifurto. O protetor de cárter, capota marítima e santoantonio também são itens de série na versão Volcano.
Como opcional a Fiat oferece as rodas de liga leve 16″ com pneus 205/55 R16, o custo é de R$ 2.500,00. A cor sólida Preto Volcano não tem custo adicional, já a Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo, também sólidas custam R$ 900,00. As metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone custam R$ 2.300,00 e a perolizada Branco Alaska custa R$ 2.500,00.
A picape Fiat Strada Volcano 2021 com cabine dupla aceita até 650 kg, com 844 litros de capacidade. A Fiat Strada lidera o segmento há 20 anos. A nova geração esta apta para manter esta hegemonia.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Torque: 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E) a 3.500 rpm
Injeção de combustível: Injeção eletrônica
Câmbio: Manual 5 marchas
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo rígido, com amortecedores hidráulicos de duplo efeito e molas parabólicas longitudinais
Dianteiro: A disco ventilado
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Rodas: Liga leve 15”
Pneus: 205/60 R15
Comprimento: 4.480 mm
Largura: 1.732 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 214 mm
Ângulo de entrada: 23,2°
Ângulo de saída: 28,4°
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Volume da caçamba: 844 litros
Tanque de combustível: 55 litros
3 Comments
[…] porque a versão mais barata da Nova Montana, com motor turbo e câmbio manual custa R$ 116.890. A Fiat Strada Volcano, também com câmbio manual, porém, o motor é o 1.3 Firefly aspirado custa R$ 115.990. Confira os […]
Muito interessante esta avaliação da Picape Fiat Strada Volcano 2021! Eu próprio estou procurando por uma nova picape e a comparação com as outras opções foi muito útil. Qual foi sua impressão sobre a performance e segurança do veículo?
Olá, seja bem vindo. Eu gostei, claro que quando falamos em performance, não podemos esquecer que se trata de um veículo comercia, mas mesmo assim ela se sobressai perante as concorrentes. Quanto a segurança é estável ao fazer curvas, mesmo com a caçamba vazia e traz um bom pacote de equipamentos. Mas preciso reforçar que só dirigi com a caçamba vazia. Obrigado por comentar e espero ter ajudado na escolha.