Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020/ Foto: Saulo Mazzoni
Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020/ Foto: Saulo Mazzoni
A linha 2020 do sedã Renault Logan foi lançada em julho de 2019. A Renault não mudou a plataforma do carro, manteve a estrutura utilizada a partir de 2013. As alterações foram feitas no visual, acabamento interno, e a versão com o câmbio automático CVT teve a suspensão elevada.
Os faróis do Renault Logan com assinatura em LED/ Foto: Saulo Mazzoni
Em relação ao Logan 2019, na dianteira, recebeu nos faróis uma nova assinatura luminosa com luzes de LED no formato de “C”. O capô tem vincos laterais, a grade utiliza um pequeno friso cromado na parte superior. O símbolo da Renault está no centro e outro friso cromado aparece no entorno. O para-choque dianteiro também é novo, com uma grade preta no centro. Nas extremidades há molduras para as luzes de neblina, porém, elas não são itens de série nesta versão, portanto, é um acessório.
Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 , vincos nas laterais e retrovisor pintado na cor da carroceria/ Foto: Saulo Mazzoni
Nas laterais, os faróis avançam para os para-lamas. Eles têm vincos na parte superior, em formato de “C”. Há vincos acima, abaixo das maçanetas e na parte inferior das portas. Tanto as maçanetas como os retrovisores são na cor da carroceria. E as lanternas traseiras também invadem as laterais e juntam-se com os vincos. De série, o Renault Logan Zen vem com as rodas de aço estampado 15 polegadas e os pneus 185/65 R15. Estão disponíveis como acessório, as rodas de liga leve.
Traseira do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, as lanternas têm frisos cromados/ Foto: Saulo Mazzoni
A traseira tem a tampa do porta-malas ressaltada, as lanternas em Led têm frisos que separam a iluminação. No centro da tampa, a logomarca da Renault, do lado esquerdo o nome da fabricante e do direito a identificação da cilindrada. O para-choque é na cor da carroceria, com refletores nas extremidades e moldura no centro para acomodar a placa de identificação.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, porta-malas com capacidade de 510 litros/ Foto: Saulo Mazzoni
Desde o lançamento em 2007, o sedã Renault Logan chama a atenção pelas dimensões generosas, ou seja, é um sedã compacto Premium, com espaço interno e capacidade de um sedã médio. Seu comprimento é de 4,3 m, para uma distância entre-eixos de 2,6 m. A largura, sem os retrovisores é de 1,7 m. No porta-malas a capacidade volumétrica é de 510 litros. Para confirmar a boa capacidade, basta mostrar que, o Toyota Corolla, um sedã médio, tem porta-malas com capacidade de 470 litros, enquanto que o Honda Civic, outro sedã médio, tem a capacidade de 525 litros.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, novos materiais de acabamento interno/ Foto: Saulo Mazzoni
Na linha 2020, a Renault incluiu no interior do automóvel, novos materiais, o teto é escuro. As portas têm acabamento em tecido. Os bancos exclusivos da versão Zen têm a regulagem de altura e profundidade. O volante utiliza detalhes em cromo anodizado, ele não é multifuncional, porém, esta versão de acabamento tem o comando satélite para as funções do multimídia.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, painel simples e multimídia com informações que auxiliam a economizar combustível/ Foto: Saulo Mazzoni
Também de série traz o Media Evolution, a central multimídia com Android Auto e Apple Carplay. Ela permiti o uso do Spotify, Waze, Google Maps e áudios de Whatsapp na tela de 7 polegadas touchscreen capacitiva, ou seja, sensível ao toque. Ainda vem com as funções Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching. Estes últimos são aplicativos que mostram ao motorista como ele dirigi e dá dicas de como economizar combustível. Por exemplo, mostra como foram feitas as trocas das marchas, se foram trocadas no giro certo.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, com bom espaço para as pernas no banco traseiro/ Foto: Saulo Mazzoni
Também há no painel um indicador, ele mostra se a marcha deve ser trocada para cima ou para baixo. A chave é do tipo canivete, com comando de abertura e fechamento das portas. Já o painel de instrumentos manteve o conta-giros e velocímetro analógicos, com mostrador de temperatura, marcador de combustível, odometro parcial e total e informações de consumo digitais.
Renault Logan Zen motor 1.6 SCe e câmbio manual/ Foto: Saulo Mazzoni
O Renault Logan Zen avaliado tem o motor Flex 1.6 16v SCe (Smart Control Efficiency). Ele entrega potência de 115 cv (G) / 118 cv (E) a 5500 rpm. O torque é de 16 kgfm a 4000 rpm com qualquer combustível. Com bloco e cabeçote de alumínio, ele foi lançado em 2016. É um motor com quatro cilindros, duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote. Segundo a Renault ele é 30 kg mais leve que o utilizado anteriormente (1.6L 8V Hi-Power). Outro item de série é o Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente no semáforo ou outras paradas, desde que ao parar, o câmbio seja colocado em ponto morto e o pé ser tirado da embreagem. Já o câmbio é manual com cinco marchas.
Foto: Saulo Mazzoni
O sedã Renault Logan, ao observar o visual externo, nota-se que as modificações feitas na linha 2020 deixaram o carro mais atraente, porém, só depois de entrar é que o motorista descobre como ele é espaçoso. Sendo assim, é o tipo de carro que por fora esconde sua principal qualidade.
Foto: Saulo Mazzoni
Já o painel de instrumentos é simples e escuro, pois a Renault não mudou a grafia. O banco exclusivo da versão é confortável e de fácil ajuste. Utilizar a central multimídia não é complicado, ela é intuitiva, fácil de operar.
Depois de acionar o motor, pouco do ruído invade a cabine, o que significa que tem um bom isolamento acústico. Ao acelerar, se o motorista precisar, o arranque é forte e desenvolve velocidade rapidamente de maneira constante. O câmbio tem engates macios e precisos, não é preciso forçar para engrenar.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, com suspensões bem calibradas/ Foto: Saulo Mazzoni
A altura em relação ao solo auxilia a passar por valetas, lombadas, também conhecidas por quebra molas, e imperfeições do asfalto em geral. Responde bem ao acionar os freios, até nas frenagens mais bruscas. O sistema de direção com assistência eletro-hidráulico é mais amigável com o carro em movimento, já que, oferece alguma resistência nas manobras de estacionamento. Não dificulta, porém, os sistemas elétricos mostram-se mais eficientes.
É necessário lembrar que, ele tem o Stop&Start e por isso deve-se desengatar o carro ao parar em um semáforo. Como opção, o motorista pode desativar, se assim preferir. Para isso, é só apertar o botão localizado no console.
Foto: Saulo Mazzoni
Ao ser utilizado na rodovia, desenvolve velocidade de maneira constante, tem boas acelerações, retomadas e estabilidade nas curvas, sem a saída de traseira.
O consumo de combustível do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, na estrada, abastecido com gasolina é de 14,1 km/L e 9,7 km/L com Etanol. Na cidade o consumo é de 13 km/L com gasolina e 8,7 km/L usando Etanol. Nesta Avaliação, o Renault Logan foi entregue com 100% de Etanol no tanque. Portanto, com o ar-condicionado ligado, na cidade o consumo foi de 8,6 km/L e 12 km/L na rodovia. Vale lembrar que o consumo de combustível sofre influencia de acordo com o que o motorista utiliza o carro.
Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, tem direção com assistência eletro-hidráulica/ Foto: Saulo Mazzoni
O preço do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020 é de R$ 70.990. Sendo assim, esta versão traz de série a direção eletro-hidráulica, quatro air bags (dois frontais e dois laterais), Isofix para fixação da cadeira infantil, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos com função um toque (one touch), travas elétricas, chave canivete. Tem ainda o Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, Stop&Start e rodas de 15 polegadas. As cores disponíveis são: Vermelho Vivo (sem custo) e Branco Glacier (R$ 700,00). Já pelas cores Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Preto Nacré, é cobrado R$ 1.500,00.
O profissional do volante, como por exemplo um taxista ou motorista de aplicativos, que procura um automóvel que será utilizado no trabalho, o Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020 é uma opção a ser considerada.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 16,2 kgfm (G) / (E) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual 5 marchas
Direção: Assistência eletro-hidráulica
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo semi-rígido
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 185/65 R15
Rodas: Aço estampado 15”
Comprimento: 4.350 mm
Largura: 1.730 mm
Altura: 1.517mm
Entre-eixos: 2.635 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 510 litros