Avaliação: SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI 2021
Montado na plataforma MQB, mesma estrutura utilizada na construção do hatch Polo e sedã Virtus, o VW T-Cross foi lançado no inicio de 2019.
O desenho da carroceria traz na dianteira o capô com vincos nas extremidades, eles seguem até os ressaltos da grade frontal. A grade da versão Comfortline utiliza detalhes cromados. O símbolo VW aparece no centro. Uma barra cromada colocada na parte inferior liga um farol de neblina ao outro.
A base dos faróis utiliza um filete em LED. O para-choque é bicolor, sendo assim, a parte de cima é na mesma cor da carroceria. Abaixo está uma moldura em tom escuro, com as luzes auxiliares em cada extremidade. Na parte inferior aparece uma barra cinza e abaixo outra grade para a entrada de ar.
Lateral com vincos e caixa de roda com moldura
As laterais têm os vincos na linha das maçanetas e na parte inferior das portas. As molduras das caixas de rodas são pretas. E as rodas são de liga leve 17 polegadas com pneus 205/55 R17.
A traseira utiliza um aerofólio que sai do teto. Nele está o break light, a terceira luz de freio. As lanternas em LED são ligadas de uma extremidade a outra por uma faixa, a impressão é de ser uma só peça.
Lanternas em LED e para-choque com duas cores
O para-choque traseiro é semelhante ao dianteiro, portanto, a parte superior é na cor do veículo e a inferior na cor preta, com um friso cromado e refletores nas extremidades.
As dimensões do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI compacto fabricado em São José dos Pinhais (PR) são: 4,1 m de comprimento e 1,5 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,6 m e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 373 litros. Ao avançar os encostos pode chegar a 420 litros, isso sem rebater totalmente os encostos. Esta solução amplia o espaço e ainda permite acomodar passageiros no banco traseiro.
Sistema VW Play agora também no T-Cross
A principal novidade da linha T-Cross 2021, foi a inclusão da nova central multimídia VW Play. O sistema de infotainment foi lançado no VW Nivus e agora passa a ser utilizado em outros veículos da fabricante. É anti-riscos, sem botões, tudo funciona através da tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e alta resolução (HD). Ele vem com 6 alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros).
Desenvolvido no Brasil, o VW Play oferece vários recursos, entre eles conexão à Internet via smartphone. Permite baixar vários aplicativos centrais, como iFood (entrega), Deezer (música), Estapar (estacionamento), Porto Seguro (seguro), Waze ( navegador), Ubook (audiolivro), entre outros, a partir da loja virtual do VW Play Apps.
VW Play com aplicativos de serviços acionados pela Internet do celular
Para armazenamento, conta com um HD interno com capacidade de 10 GB, nele é possível guardar registros de mapas do Waze e milhares de músicas, por exemplo. Conta também com o Manual Cognitivo e o APP ‘Meu VW’, que possibilita desde esclarecer dúvidas sobre veículos, até agendar uma revisão periódica na concessionária mais próxima, ou a de preferência do proprietário veículo.
Manual cognitivo esclarece dúvidas do usuário
A central multimidia é compatível com Android Auto e Apple Car Play. Igual ao que havia incorporado no sedã Virtus ela tem o Manual Cognitivo. Este é um sistema que utiliza o IBM Watson para interagir com o motorista. O sistema responde dúvidas sobre o veículo e informações do manual, ou seja, não é necessário o manual impresso. O ar-condicionado é digital Climatronic, assim permite escolher a temperatura, e há saída de ar para os ocupantes do banco traseiro.
Por falar em bancos, eles são em tecido, mas o comprador pode optar por revestimento parcial em couro. O volante multifuncional revestido em couro tem ajuste de altura e profundidade. Não há opção de comandos elétricos para os bancos, nem no modelo topo de linha o VW T-Cross Highline, assim como o freio de estacionamento eletrônico. O popular freio de mão, igual ao do Polo e Virtus, utiliza a tradicional alavanca. Os assentos traseiros oferecem bom espaço para as pernas.
Motor TSI Turbo com injeção direta fabricado em São Carlos/ Foto: Saulo Mazzoni
O VW T-Cross Comfortline 200 TSI tem o motor 1.0L Turbo e câmbio automático Aisin de 6 marchas. A potência é de 128 cv (E)/ 116 cv (G) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm (E/G) ele aparece entre 2.000/3.500 rpm.
São quatro os modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual. No modo Sport, a direção com assistência elétrica fica mais firme e as marchas são trocadas com o motor em giro alto.
Logo no primeiro contato com o T-Cross o motorista percebe que ele é um veículo ‘fácil de entender’. Não há dificuldades para ajustar o banco, volante e espelhos. O mesmo ocorre ao buscar as várias informações mostradas no painel e multimídia, pois é intuitivo. Porém, o melhor é se acostumar com os comandos no volante multifuncional e multimídia com o carro parado, assim a experiência de uso será melhor.
Câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais/ Foto: Saulo Mazzoni
O acionamento do motor é feito por botão, no lugar da tradicional chave, um sensor de presença. Depois disso, é só colocar a alavanca do câmbio na posição ‘D’ e acelerar. Não é necessário forçar o pedal, um leve toque é suficiente para tirar o SUV da posição estacionaria. Ao circular no anda e para por causa do trânsito carregado, o motorista vai notar que ao parar em um semáforo (farol ou sinaleira, são várias as denominações espalhadas pelo País), que o carro desliga. Isso ocorre graças ao sistema start/stop, para economizar combustível. Nesta situação, o arranque do SUV é mais lento, pois ele precisa de alguns milésimos de segundos para acionar o motor e em seguida arrancar.
Avaliação: SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI 2021, bom desempenho na cidade e estrada
Na cidade o conjunto de suspensão está bem acertado, passa por valetas e lombadas de maneira suave, sem chacoalhar. E aa rodovia, quem pensa que ele perde o fôlego, porque embaixo do capô há um motor 1.0L, está enganado. O motor é elástico, proporciona rápidas acelerações e retomadas, não há necessidade de passar para o módulo de trocas manuais, já que ele responde prontamente quando exigido. O sistema de direção com assistência elétrica está bem acertado é firme quando necessário e leve nas manobras de estacionamento.
O consumo de combustível do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI registrado no Conpet, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é de 7,6 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada, isso abastecido com Etanol. Já ao usar gasolina ele consome 10,8 km/L na cidade e 13,4 km/L na rodovia. Nesta avaliação do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI, o carro foi entregue abastecido com gasolina, sendo assim, com o ar-condicionado ligado o consumo foi de 9,6 km/L no ciclo urbano e 12,1 km/L no ciclo rodoviário.
O SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI tem preço público sugerido de R$ 116.890. Está entre os itens de série para a segurança e conforto do motorista e passageiros os airbags frontais, laterais e de cortina. Tem também o alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, assistente para partida em aclives/subidas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro. Os faróis são duplo com máscara escurecida e função Coming & Leaving home, luz de condução diurna em LED na região dos faróis de neblina, eles tem a função cornering Light (luz de conversão estática).
Barras no teto, antena, luzes traseiras em LED são itens de série
No interior, fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/ Top tether. Há ainda o controle automático de velocidade (piloto automático), sensores crepuscular, de estacionamento (dianteiros e traseiros) e fadiga, vidros elétricos nas quatro portas (função one touch nos dianteiros). Traz ainda o descansa braço central com porta-objetos , saídas de ar e 2 tomadas USB para o banco traseiro e entrada USB no console central.
A Volkswagen ainda oferece o pacote Design view ao custo de R$ 2.130,00. Ele inclui aplicações decorativas no painel, bancos revestidos parcialmente em couro Tropix com detalhes na cor Marrakesh Brown e manopla da alavanca do freio de estacionamento com botão cromado. Além dele há o teto solar, incluso no pacote Sky view II que custa R$ 5.230,00. Ele traz, além do teto solar, 2 luzes de leitura dianteiras (sem luzes de leitura traseiras), espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva e o teto solar panorâmico.
São7 opções de cores disponíveis para o VW T-Cross Comfortline 200 TSI, a especial Bronze Namibia (R$ 1.910,00), as metálicas Azul Norway, Cinza Platinum, Prata Sargas e Vermelho Crimson (R$ 1.410,00). E as cores sólidas, Branco Puro (R$ 595,00) e Preto Ninja (sem custo).
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o SUV VW T-Cross foi a surpresa do ano em vendas. Até o final de novembro foram emplacadas 52.686 unidades do modelo, o que o coloca na liderança do segmento de SUVs compactos.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação
Motor: 1.0L TSI
Tipo: 4-cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm (E/G) – 2.000/3.500 rpm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo interdependente
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 205/55 R17
Comprimento: 4.199 mm
Distância entre-eixos: 2.651 mm
Largura: 1.760 mm
Altura: 1.570 mm
Porta-malas: 373 a 420 litros
Tanque de combustível: 52 litros