Montado na plataforma MQB, mesma estrutura utilizada na construção do hatch Polo e sedã Virtus, o VW T-Cross foi lançado no inicio de 2019.
O desenho da carroceria traz na dianteira o capô com vincos nas extremidades, eles seguem até os ressaltos da grade frontal. A grade da versão Comfortline utiliza detalhes cromados. O símbolo VW aparece no centro. Uma barra cromada colocada na parte inferior liga um farol de neblina ao outro.
A base dos faróis utiliza um filete em LED. O para-choque é bicolor, sendo assim, a parte de cima é na mesma cor da carroceria. Abaixo está uma moldura em tom escuro, com as luzes auxiliares em cada extremidade. Na parte inferior aparece uma barra cinza e abaixo outra grade para a entrada de ar.
As laterais têm os vincos na linha das maçanetas e na parte inferior das portas. As molduras das caixas de rodas são pretas. E as rodas são de liga leve 17 polegadas com pneus 205/55 R17.
A traseira utiliza um aerofólio que sai do teto. Nele está o break light, a terceira luz de freio. As lanternas em LED são ligadas de uma extremidade a outra por uma faixa, a impressão é de ser uma só peça.
O para-choque traseiro é semelhante ao dianteiro, portanto, a parte superior é na cor do veículo e a inferior na cor preta, com um friso cromado e refletores nas extremidades.
As dimensões do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI compacto fabricado em São José dos Pinhais (PR) são: 4,1 m de comprimento e 1,5 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,6 m e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 373 litros. Ao avançar os encostos pode chegar a 420 litros, isso sem rebater totalmente os encostos. Esta solução amplia o espaço e ainda permite acomodar passageiros no banco traseiro.
A principal novidade da linha T-Cross 2021, foi a inclusão da nova central multimídia VW Play. O sistema de infotainment foi lançado no VW Nivus e agora passa a ser utilizado em outros veículos da fabricante. É anti-riscos, sem botões, tudo funciona através da tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e alta resolução (HD). Ele vem com 6 alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros).
Desenvolvido no Brasil, o VW Play oferece vários recursos, entre eles conexão à Internet via smartphone. Permite baixar vários aplicativos centrais, como iFood (entrega), Deezer (música), Estapar (estacionamento), Porto Seguro (seguro), Waze ( navegador), Ubook (audiolivro), entre outros, a partir da loja virtual do VW Play Apps.
Para armazenamento, conta com um HD interno com capacidade de 10 GB, nele é possível guardar registros de mapas do Waze e milhares de músicas, por exemplo. Conta também com o Manual Cognitivo e o APP ‘Meu VW’, que possibilita desde esclarecer dúvidas sobre veículos, até agendar uma revisão periódica na concessionária mais próxima, ou a de preferência do proprietário veículo.
A central multimidia é compatível com Android Auto e Apple Car Play. Igual ao que havia incorporado no sedã Virtus ela tem o Manual Cognitivo. Este é um sistema que utiliza o IBM Watson para interagir com o motorista. O sistema responde dúvidas sobre o veículo e informações do manual, ou seja, não é necessário o manual impresso. O ar-condicionado é digital Climatronic, assim permite escolher a temperatura, e há saída de ar para os ocupantes do banco traseiro.
Por falar em bancos, eles são em tecido, mas o comprador pode optar por revestimento parcial em couro. O volante multifuncional revestido em couro tem ajuste de altura e profundidade. Não há opção de comandos elétricos para os bancos, nem no modelo topo de linha o VW T-Cross Highline, assim como o freio de estacionamento eletrônico. O popular freio de mão, igual ao do Polo e Virtus, utiliza a tradicional alavanca. Os assentos traseiros oferecem bom espaço para as pernas.
O VW T-Cross Comfortline 200 TSI tem o motor 1.0L Turbo e câmbio automático Aisin de 6 marchas. A potência é de 128 cv (E)/ 116 cv (G) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm (E/G) ele aparece entre 2.000/3.500 rpm.
São quatro os modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual. No modo Sport, a direção com assistência elétrica fica mais firme e as marchas são trocadas com o motor em giro alto.
Logo no primeiro contato com o T-Cross o motorista percebe que ele é um veículo ‘fácil de entender’. Não há dificuldades para ajustar o banco, volante e espelhos. O mesmo ocorre ao buscar as várias informações mostradas no painel e multimídia, pois é intuitivo. Porém, o melhor é se acostumar com os comandos no volante multifuncional e multimídia com o carro parado, assim a experiência de uso será melhor.
O acionamento do motor é feito por botão, no lugar da tradicional chave, um sensor de presença. Depois disso, é só colocar a alavanca do câmbio na posição ‘D’ e acelerar. Não é necessário forçar o pedal, um leve toque é suficiente para tirar o SUV da posição estacionaria. Ao circular no anda e para por causa do trânsito carregado, o motorista vai notar que ao parar em um semáforo (farol ou sinaleira, são várias as denominações espalhadas pelo País), que o carro desliga. Isso ocorre graças ao sistema start/stop, para economizar combustível. Nesta situação, o arranque do SUV é mais lento, pois ele precisa de alguns milésimos de segundos para acionar o motor e em seguida arrancar.
Na cidade o conjunto de suspensão está bem acertado, passa por valetas e lombadas de maneira suave, sem chacoalhar. E aa rodovia, quem pensa que ele perde o fôlego, porque embaixo do capô há um motor 1.0L, está enganado. O motor é elástico, proporciona rápidas acelerações e retomadas, não há necessidade de passar para o módulo de trocas manuais, já que ele responde prontamente quando exigido. O sistema de direção com assistência elétrica está bem acertado é firme quando necessário e leve nas manobras de estacionamento.
O consumo de combustível do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI registrado no Conpet, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é de 7,6 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada, isso abastecido com Etanol. Já ao usar gasolina ele consome 10,8 km/L na cidade e 13,4 km/L na rodovia. Nesta avaliação do SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI, o carro foi entregue abastecido com gasolina, sendo assim, com o ar-condicionado ligado o consumo foi de 9,6 km/L no ciclo urbano e 12,1 km/L no ciclo rodoviário.
O SUV VW T-Cross Comfortline 200 TSI tem preço público sugerido de R$ 116.890. Está entre os itens de série para a segurança e conforto do motorista e passageiros os airbags frontais, laterais e de cortina. Tem também o alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, assistente para partida em aclives/subidas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro. Os faróis são duplo com máscara escurecida e função Coming & Leaving home, luz de condução diurna em LED na região dos faróis de neblina, eles tem a função cornering Light (luz de conversão estática).
No interior, fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/ Top tether. Há ainda o controle automático de velocidade (piloto automático), sensores crepuscular, de estacionamento (dianteiros e traseiros) e fadiga, vidros elétricos nas quatro portas (função one touch nos dianteiros). Traz ainda o descansa braço central com porta-objetos , saídas de ar e 2 tomadas USB para o banco traseiro e entrada USB no console central.
A Volkswagen ainda oferece o pacote Design view ao custo de R$ 2.130,00. Ele inclui aplicações decorativas no painel, bancos revestidos parcialmente em couro Tropix com detalhes na cor Marrakesh Brown e manopla da alavanca do freio de estacionamento com botão cromado. Além dele há o teto solar, incluso no pacote Sky view II que custa R$ 5.230,00. Ele traz, além do teto solar, 2 luzes de leitura dianteiras (sem luzes de leitura traseiras), espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva e o teto solar panorâmico.
São7 opções de cores disponíveis para o VW T-Cross Comfortline 200 TSI, a especial Bronze Namibia (R$ 1.910,00), as metálicas Azul Norway, Cinza Platinum, Prata Sargas e Vermelho Crimson (R$ 1.410,00). E as cores sólidas, Branco Puro (R$ 595,00) e Preto Ninja (sem custo).
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o SUV VW T-Cross foi a surpresa do ano em vendas. Até o final de novembro foram emplacadas 52.686 unidades do modelo, o que o coloca na liderança do segmento de SUVs compactos.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação
Motor: 1.0L TSI
Tipo: 4-cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm (E/G) – 2.000/3.500 rpm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo interdependente
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 205/55 R17
Comprimento: 4.199 mm
Distância entre-eixos: 2.651 mm
Largura: 1.760 mm
Altura: 1.570 mm
Porta-malas: 373 a 420 litros
Tanque de combustível: 52 litros