Por: Edison Ragassi
Nos dias de hoje há uma constante busca para desenvolver soluções que ajudem a preservar o planeta. Uma das metas é eliminar os gases tóxicos emitidos na queima dos combustíveis que saem dos escapamentos dos automóveis. Em 1997, a Toyota lançou no Japão o Prius com uma tecnologia revolucionaria. O carro equipado com dois motores, um a combustão interna e outro elétrico.
Este segundo motor entra em funcionamento nas situações de congestionamento, em baixas velocidades e até permitia rodar por um pequeno trajeto sem emitir uma grama de poluente, pois o motor elétrico é que impulsiona o veículo.
Passada a desconfiança inicial, o hibrido da fabricante japonesa conquistou os consumidores, pois a partir de 2001, ele passou a ser vendido em outros mercados, como Europa e Estados Unidos.
No Brasil o Toyota Prius chegou em 2013 serviu como laboratório para ver como o consumidor local aceitaria o modelo e também para desenvolver o primeiro veículo hibrido Flex do mundo. E a novidade tecnológica, um carro com motor elétrico e outro a combustão interna que aceita Etanol, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção foi lançado em 2019 e não foi o Prius, mas sim o sedã mais vendido no mundo, o Toyota Corolla.
Em 2021, mesmo com o mercado sofrendo as consequências das paralisações por causa da pandemia do Covid-19, a fabricante de origem japonesa, surpreendeu novamente ao lançar no Brasil o Toyota Corolla Cross, ou seja, a versão SUV do sedã. Ele é fabricado na plataforma TNGA, ou seja, a mesma do sedã, com visual exclusivo.
O desenho da frente do Corolla Cross traz o capô com vincos acentuados em forma de ‘V’. Para os faróis o formato é o de gota, eles utilizam assinatura em LED na parte superior e as lâmpadas de luz alta e baixa, também são em LED. A grade dianteira no formato trapezoidal é na cor preta com frisos cromados e o grande símbolo da Toyota no centro com fundo azul, para identificar o modelo hibrido. O para-choque tem uma moldura preta. Na parte inferior está uma grade menor e as luzes de neblina aparecem nas extremidades. Logo abaixo sai do para-choque em direção ao assoalho um overbump na mesma cor da carroceria.
No Corolla Cross Hibrido XRX Flex 2023 as laterais trazem vincos que começam nos para-lamas e seguem pelas portas baixo das maçanetas. As colunas das portas têm apliques pretos. Na parte superior das molduras dos vidros há frisos cromados. Os retrovisores trazem as lâmpadas indicativas, eles têm a capa na cor da carroceria e a base preta.
Eles são eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo. Na parte inferior as caixas das rodas são com molduras, ligadas por um friso preto. Enquanto que as rodas são de liga leve 18 polegadas são com na cor preta e diamantada e os pneus 225/ 50 R18.
Na traseira do SUV Corolla Cross Hibrido Flex XRX, sai do teto sai um aerofólio, o qual lembra uma cobertura para o vidro inclinado. As lanternas também com lâmpadas de LED, avançam para a tampa do porta-malas. O logotipo da Toyota com fundo azul está no centro, logo abaixo uma pequena barra com a inscrição Corolla menor e a palavra CROSS grande em letras maiúsculas.
A placa de identificação está abaixo em área esculpida. Para reforçar o visual esportivo, o para-choque é preto e traz refletores nas pontas. Ao visualizar a parte de baixo do para-choque nota-se que sai outro overbump e também está amostra o silencioso do escapamento. A peça a mostra do Corolla Cross também conhecida como ‘marmita’, não agradou alguns compradores. Eles recorrem ao mercado de acessórios para integrar ao para-choque traseiro um ‘ampliador’ para esconder a ‘marmita do Corolla Cross’.
Por dentro o SUV Hibrido Flex mistura modernidade e tradição. O quadro de instrumentos tem uma tela TFT8 de 7 polegadas digital e colorida, porém, o visual do velocímetro, marcador de combustível e do Hybrid System é analógico. No centro as informações do computador de bordo são mostradas de maneira digital.
O volante é multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. O painel tem a parte superior na cor preta, enquanto a área frontal, assim como os acabamentos das portas são na cor Bege. A tela do multimídia Toyota Play é sensível ao toque de 8 polegadas.
O sistema vem com o rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade do cabo de dados está posicionado no centro. O ar-condicionado é digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e saída de ar para os passageiros do banco traseiro. Há ainda o espaço para acomodar o celular e entradas USB e USB-c.
O SUV médio Toyota Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023 tem bom espaço para acomodar os passageiros e bagagens. Seu comprimento é de 4,4 m. A largura é de 1,8 m e a distância entre-eixos é de 2,6 m. A capacidade do porta-malas é de 440 litros e os bancos podem ser rebatidos 60/40, o que amplia o compartimento. Enquanto que o tanque de combustível recebe até 36 litros.
Para o Corolla Cross XRX Hibrido 2023 a Toyota adota um motor a combustão interna 1.8L VVT-i 16V DOHC Flex, o qual entrega 101 cv quando utiliza Etanol e 98 cv ao ser abastecido com Gasolina, esta potência está disponível a 5.200 rpm. O torque entregue pelo motor 1.8L é de 14,5 kgfm a 3.600 rpm, com qualquer combustível.
Já os motores elétricos (são dois motores elétricos MG1 e MG2) tem a potência de 72 cv torque 16,6 kgfm. Este conjunto de motores entrega a potência combinada de122 cv. E o câmbio é o Hybrid Transaxle (CVT³), ele tem o botão seletor para direção Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle), esta última função faz com que ele se movimente só com o motor elétrico.
Por se tratar de um SUV, o primeiro hibrido Flex que a Toyota fabrica no mundo é natural que o interessado ao ter o primeiro contato com o veículo irá observar primeiro o desenho do modelo. E neste quesito a fabricante realmente caprichou. Isso porque o design é moderno, linhas bem traçadas, passa a impressão de veículo robusto.
Depois disso a curiosidade levará a levantar o capô do e ver o motor do Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023. Quem tem conhecimento mais apurado da mecânica de automóveis irá notar que, visto com o capô aberto, a principal diferença para o modelo que tem só o motor 1.8L a combustão é o inversor/conversor que está conectado aos cabos na cor laranja e que possui dois reservatórios de liquido de arrefecimento.
Desfeita a curiosidade, ao entrar nota-se que o ambiente da cabine é aconchegante. A mistura de cores com predominância da clara foi bem acertada. Para quem conhece é a mesma de estar dentro do sedã Toyota Corolla, pois tanto SUV como o sedã são produzidos na mesma plataforma a TNGA (Toyota New Global Architecture-Nova Arquitetura Global Toyota).
Após sentar o motorista irá notar que os ajustes dos bancos são mecânicos, não opção de ajustes elétricos mesmo como opcional. Já o volante pode ser ajustado em altura e profundidade.
O sistema para acionar o motor no Corolla Cross XRX Hibrido 2023 não utiliza a tradicional chave. Ele é composto por um sensor de proximidade, o qual libera a abertura das portas e ao entrar, através de um botão, o motor é acionado. Vale ressaltar, para quem ainda não teve contato com um veículo hibrido, que ao apertar o botão de partida, o motorista não ouve ruído de motor, pois é acionado primeiro o motor elétrico.
Para tirar o SUV hibrido da posição estacionária o processo é igual ao de um modelo com motor a combustão e câmbio automático. Basta mover a alavanca até a posição ‘D’, mas atenção. O freio de estacionamento é liberado com o pé esquerdo. soltar o freio de estacionamento com o pé esquerdo e depois pressionar levemente o acelerador. Como o motor elétrico está impulsionando o veículo, o arranque é rápido e silencioso.
Dependendo da carga armazenada na bateria ele é movido pelo motor elétrico por um bom trecho, até ser necessária a carga, neste momento passa a funcionar o motor a combustão. Este processo é feito sem incômodos ou sequer que o motorista perceba. Ele só fica sabendo ao observar os avisos do painel. Circulando na cidade ele passa de maneira confortável em lombadas, buracos e valetas.
O sistema de auxílio a direção do Corolla Cross Hibrido é elétrico progressivo. Isso significa que não exige força do motor a combustão, o que auxilia a economizar combustível. Por causa disso as manobras de estacionamento são feitas sem esforços ou qualquer outra exigência.
Ao entrar na rodovia, com velocidade média de 120 km/h, o Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 é esperto. Nesta velocidade o motor a combustão está ativo, despejando potência e também carregando a bateria. O motorista não precisa se preocupar ao realizar ultrapassagens ou se necessário diminuir a velocidade a retomar a aceleração ele responde prontamente. A direção é firma nas curvas mais severas e sistema de freio bem eficiente, pois conta com freios a disco nas quatro rodas.
Além disso, vem de série com os sistemas de condução semiautônimos, como o assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB), o que o faz do SUV médio da Toyota muito confortável e seguro.
Na tabela do Inmetro está registrado que, o Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 faz11,8 km/L na cidade e 9,7 km/L na estrada, quando abastecido com Etanol. Não se espante com a diferença, pois na cidade o motor elétrico é acionado muito mais. Já ao utilizar gasolina o consumo é de 17,8 km/L ao rodar no ciclo urbano e 14,7 km/L na rodovia. Na Avaliação do AutoAgora.com.br, o Corolla Cross foi entregue abastecido com Etanol e a média obtida na cidade foi de 12,9 km/L e na rodovia chegou a 12,7 km/L, com o ar-condicionado ligado. Em determinados trechos, onde foi possível utilizar o motor elétrico com mais constância, a média chegou a 24 km/L, ou seja, ele é muito econômico!
O preço do Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 é R$ 208.390. É um modelo bem completo e tecnológico, já que traz o Toyota Safety Sense. Este pacote é composto por vários componentes que auxiliam na condução do veículo e também para a segurança dos ocupantes. Entre eles estão o assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro, alerta visual, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), o qual tem função de alerta de mudança de faixa (LDA).
Assista no Canal AutoAgoracombr o vídeo de Avaliação do Toyota Corolla Cross Híbrido XRX 2024
O Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 vem ainda com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB). Ele vem ainda com sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC) e sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras. Sensor de estacionamento dianteiro, traseiro, câmera de ré e alerta de tráfego traseiro (RCTA). E ainda o teto solar elétrico.
As cores disponíveis para o Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 são a Branco Polar, a qual não tem custo. As cores metálicas como a Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito e Prata Lua Nova, tem o preço de R$ 2.020,00. E se a opção for pela cor Branco Lunar o custo é de R$ 2.330,00.
Motores
Motor a combustão: Dianteiro transversal1.8L VVT-i 16V DOHC² Flex
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16V DOHC
Potência: 101 cv (E)/ 98 cv (G) a 5.200 rpm
Torque: 14,5 kgfm (E/G) a 3.600 rpm
Dois motores elétricos (MG1 e MG2)
Potência: 72 cv torque 16,6 kgfm
Potência combinada: 122 cv
Tipo: Hybrid Transaxle (CVT) + botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle)
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora
Rodas: Liga leve18″
Pneus: 225/50 R18
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 4.460 mm
Distância entre-eixos: 2.640mm
Largura: 1.825 mm
Altura: 1.620 mm
Porta-malas: 440 L
Tanque de combustível: 36 litros
Leia também: A Toyota vendeu 15 milhões de veículos híbridos
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
2 Comments
[…] Leia também, Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 […]
[…] Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 […]