Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
Avalição: Toyota Yaris Sedã XS 2023
16/08/2022
Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Impressões ao dirigir
Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo
20/09/2022
Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

SUV Corolla Cross com motor elétrico e a combustão Flex é potente, espaçoso, bem acabado e muito econômico  

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Por: Edison Ragassi

Nos dias de hoje há uma constante busca para desenvolver soluções que ajudem a preservar o planeta. Uma das metas é eliminar os gases tóxicos emitidos na queima dos combustíveis que saem dos escapamentos dos automóveis. Em 1997, a Toyota lançou no Japão o Prius com uma tecnologia revolucionaria. O carro equipado com dois motores, um a combustão interna e outro elétrico.

Este segundo motor entra em funcionamento nas situações de congestionamento, em baixas velocidades e até permitia rodar por um pequeno trajeto sem emitir uma grama de poluente, pois o motor elétrico é que impulsiona o veículo.

Passada a desconfiança inicial, o hibrido da fabricante japonesa conquistou os consumidores, pois a partir de 2001, ele passou a ser vendido em outros mercados, como Europa e Estados Unidos.

No Brasil o Toyota Prius chegou em 2013 serviu como laboratório para ver como o consumidor local aceitaria o modelo e também para desenvolver o primeiro veículo hibrido Flex do mundo. E a novidade tecnológica, um carro com motor elétrico e outro a combustão interna que aceita Etanol, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção foi lançado em 2019 e não foi o Prius, mas sim o sedã mais vendido no mundo, o Toyota Corolla.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Frente

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, assinatura em LED nos faróis e símbolo da Toyota com fundo azul

Em 2021, mesmo com o mercado sofrendo as consequências das paralisações por causa da pandemia do Covid-19, a fabricante de origem japonesa, surpreendeu novamente ao lançar no Brasil o Toyota Corolla Cross, ou seja, a versão SUV do sedã. Ele é fabricado na plataforma TNGA, ou seja, a mesma do sedã, com visual exclusivo.

O desenho da frente do Corolla Cross traz o capô com vincos acentuados em forma de ‘V’. Para os faróis o formato é o de gota, eles utilizam assinatura em LED na parte superior e as lâmpadas de luz alta e baixa, também são em LED. A grade dianteira no formato trapezoidal é na cor preta com frisos cromados e o grande símbolo da Toyota no centro com fundo azul, para identificar o modelo hibrido. O para-choque tem uma moldura preta. Na parte inferior está uma grade menor e as luzes de neblina aparecem nas extremidades. Logo abaixo sai do para-choque em direção ao assoalho um overbump na mesma cor da carroceria.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Lateral

SUV Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, lateral com vários vincos e rodas de liga leve exclusivas da versão

No Corolla Cross Hibrido XRX Flex 2023 as laterais trazem vincos que começam nos para-lamas e seguem pelas portas baixo das maçanetas. As colunas das portas têm apliques pretos. Na parte superior das molduras dos vidros há frisos cromados. Os retrovisores trazem as lâmpadas indicativas, eles têm a capa na cor da carroceria e a base preta.

Eles são eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo. Na parte inferior as caixas das rodas são com molduras, ligadas por um friso preto. Enquanto que as rodas são de liga leve 18 polegadas são com na cor preta e diamantada e os pneus 225/ 50 R18.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Desenho da traseira

Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, traseira estilosa com lanternas em LED

Na traseira do SUV Corolla Cross Hibrido Flex XRX, sai do teto sai um aerofólio, o qual lembra uma cobertura para o vidro inclinado. As lanternas também com lâmpadas de LED, avançam para a tampa do porta-malas. O logotipo da Toyota com fundo azul está no centro, logo abaixo uma pequena barra com a inscrição Corolla menor e a palavra CROSS grande em letras maiúsculas.

A placa de identificação está abaixo em área esculpida. Para reforçar o visual esportivo, o para-choque é preto e traz refletores nas pontas. Ao visualizar a parte de baixo do para-choque nota-se que sai outro overbump e também está amostra o silencioso do escapamento. A peça a mostra do Corolla Cross também conhecida como ‘marmita’, não agradou alguns compradores. Eles recorrem ao mercado de acessórios para integrar ao para-choque traseiro um ‘ampliador’ para esconder a ‘marmita do Corolla Cross’.          

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Painel de instrumentos digital com visual de analógico. Detalhes de acabamento na cor Bege/ Foto: Divulgação

Interior SUV Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023

Por dentro o SUV Hibrido Flex mistura modernidade e tradição. O quadro de instrumentos tem uma tela TFT8 de 7 polegadas digital e colorida, porém, o visual do velocímetro, marcador de combustível e do Hybrid System é analógico. No centro as informações do computador de bordo são mostradas de maneira digital.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

No centro do velocímetro aparecem as informações do computador de bordo/ Foto: Divulgação

O volante é multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. O painel tem a parte superior na cor preta, enquanto a área frontal, assim como os acabamentos das portas são na cor Bege. A tela do multimídia Toyota Play é sensível ao toque de 8 polegadas.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, multimídia com Android Auto e Apple Carplay/Foto: Divulgação

O sistema vem com o rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade do cabo de dados está posicionado no centro. O ar-condicionado é digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e saída de ar para os passageiros do banco traseiro. Há ainda o espaço para acomodar o celular e entradas USB e USB-c.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Porta-malas sem rebater    Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Porta-malas rebatido 60/40 Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Porta-malas totalmente rebatido

Dimensões e capacidade do porta-malas do SUV Corolla Cross XRX Hibrido 2023

O SUV médio Toyota Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023 tem bom espaço para acomodar os passageiros e bagagens. Seu comprimento é de 4,4 m. A largura é de 1,8 m e a distância entre-eixos é de 2,6 m. A capacidade do porta-malas é de 440 litros e os bancos podem ser rebatidos 60/40, o que amplia o compartimento. Enquanto que o tanque de combustível recebe até 36 litros.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Motor a combustão interna

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, motor 1.8L com poucas alterações visíveis

Motores e câmbio Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023

Para o Corolla Cross XRX Hibrido 2023 a Toyota adota um motor a combustão interna 1.8L VVT-i 16V DOHC Flex, o qual entrega 101 cv quando utiliza Etanol e 98 cv ao ser abastecido com Gasolina, esta potência está disponível a 5.200 rpm. O torque entregue pelo motor 1.8L é de 14,5 kgfm a 3.600 rpm, com qualquer combustível.

Já os motores elétricos (são dois motores elétricos MG1 e MG2) tem a potência de 72 cv torque 16,6 kgfm. Este conjunto de motores entrega a potência combinada de122 cv. E o câmbio é o Hybrid Transaxle (CVT³), ele tem o botão seletor para direção Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle), esta última função faz com que ele se movimente só com o motor elétrico.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-movimento

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Impressões ao dirigir Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023

Por se tratar de um SUV, o primeiro hibrido Flex que a Toyota fabrica no mundo é natural que o interessado ao ter o primeiro contato com o veículo irá observar primeiro o desenho do modelo. E neste quesito a fabricante realmente caprichou. Isso porque o design é moderno, linhas bem traçadas, passa a impressão de veículo robusto.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Inversor/conversor

Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, inversor conversor ao lado do motor a combustão

Depois disso a curiosidade levará a levantar o capô do e ver o motor do Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023. Quem tem conhecimento mais apurado da mecânica de automóveis irá notar que, visto com o capô aberto, a principal diferença para o modelo que tem só o motor 1.8L a combustão é o inversor/conversor que está conectado aos cabos na cor laranja e que possui dois reservatórios de liquido de arrefecimento.   

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Interior dianteiro

Desfeita a curiosidade, ao entrar nota-se que o ambiente da cabine é aconchegante. A mistura de cores com predominância da clara foi bem acertada. Para quem conhece é a mesma de estar dentro do sedã Toyota Corolla, pois tanto SUV como o sedã são produzidos na mesma plataforma a TNGA (Toyota New Global Architecture-Nova Arquitetura Global Toyota).

Após sentar o motorista irá notar que os ajustes dos bancos são mecânicos, não opção de ajustes elétricos mesmo como opcional. Já o volante pode ser ajustado em altura e profundidade.

O sistema para acionar o motor no Corolla Cross XRX Hibrido 2023 não utiliza a tradicional chave. Ele é composto por um sensor de proximidade, o qual libera a abertura das portas e ao entrar, através de um botão, o motor é acionado. Vale ressaltar, para quem ainda não teve contato com um veículo hibrido, que ao apertar o botão de partida, o motorista não ouve ruído de motor, pois é acionado primeiro o motor elétrico.  

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Para tirar o SUV hibrido da posição estacionária o processo é igual ao de um modelo com motor a combustão e câmbio automático. Basta mover a alavanca até a posição ‘D’, mas atenção. O freio de estacionamento é liberado com o pé esquerdo.  soltar o freio de estacionamento com o pé esquerdo e depois pressionar levemente o acelerador. Como o motor elétrico está impulsionando o veículo, o arranque é rápido e silencioso.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Movimento

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Dependendo da carga armazenada na bateria ele é movido pelo motor elétrico por um bom trecho, até ser necessária a carga, neste momento passa a funcionar o motor a combustão. Este processo é feito sem incômodos ou sequer que o motorista perceba. Ele só fica sabendo ao observar os avisos do painel. Circulando na cidade ele passa de maneira confortável em lombadas, buracos e valetas.

O sistema de auxílio a direção do Corolla Cross Hibrido é elétrico progressivo. Isso significa que não exige força do motor a combustão, o que auxilia a economizar combustível. Por causa disso as manobras de estacionamento são feitas sem esforços ou qualquer outra exigência.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-movimeto lateral

Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, pode rodar só com o motor elétrico sem gastar combustível

Ao entrar na rodovia, com velocidade média de 120 km/h, o Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 é esperto. Nesta velocidade o motor a combustão está ativo, despejando potência e também carregando a bateria. O motorista não precisa se preocupar ao realizar ultrapassagens ou se necessário diminuir a velocidade a retomar a aceleração ele responde prontamente. A direção é firma nas curvas mais severas e sistema de freio bem eficiente, pois conta com freios a disco nas quatro rodas. 

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, direção elétrica proporciona conforto e segurança

Além disso, vem de série com os sistemas de condução semiautônimos, como o assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB), o que o faz do SUV médio da Toyota muito confortável e seguro.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-consumo de combustível

Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, pode chegar até 24 km/L abastecido com etanol na cidade

Consumo do SUV Toyota Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023

Na tabela do Inmetro está registrado que, o Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 faz11,8 km/L na cidade e 9,7 km/L na estrada, quando abastecido com Etanol. Não se espante com a diferença, pois na cidade o motor elétrico é acionado muito mais. Já ao utilizar gasolina o consumo é de 17,8 km/L ao rodar no ciclo urbano e 14,7 km/L na rodovia. Na Avaliação do AutoAgora.com.br, o Corolla Cross foi entregue abastecido com Etanol e a média obtida na cidade foi de 12,9 km/L e na rodovia chegou a 12,7 km/L, com o ar-condicionado ligado. Em determinados trechos, onde foi possível utilizar o motor elétrico com mais constância, a média chegou a 24 km/L, ou seja, ele é muito econômico!

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023-Intens de série

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023, modelo completo com sistemas semiautonomos

Preço e itens de série Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023

O preço do Toyota Corolla Cross XRX Hibrido 2023 é R$ 208.390. É um modelo bem completo e tecnológico, já que traz o Toyota Safety Sense. Este pacote é composto por vários componentes que auxiliam na condução do veículo e também para a segurança dos ocupantes. Entre eles estão o assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro, alerta visual, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), o qual tem função de alerta de mudança de faixa (LDA).

Assista no Canal AutoAgoracombr o vídeo de Avaliação do Toyota Corolla Cross Híbrido XRX 2024

O Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 vem ainda com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB). Ele vem ainda com sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC) e sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras. Sensor de estacionamento dianteiro, traseiro, câmera de ré e alerta de tráfego traseiro (RCTA). E ainda o teto solar elétrico.

As cores disponíveis para o Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 são a Branco Polar, a qual não tem custo. As cores metálicas como a Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito e Prata Lua Nova, tem o preço de R$ 2.020,00. E se a opção for pela cor Branco Lunar o custo é de R$ 2.330,00.

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023

Ficha técnica SUV Toyota Corolla Cross XRX Hibrido Flex 2023

Motores

Motor a combustão: Dianteiro transversal1.8L VVT-i 16V DOHC² Flex

Número de cilindros: 4 em linha

Válvulas: 16V DOHC

Potência: 101 cv (E)/ 98 cv (G) a 5.200 rpm

Torque: 14,5 kgfm (E/G) a 3.600 rpm

Motor elétrico

Dois motores elétricos (MG1 e MG2)

Potência: 72 cv torque 16,6 kgfm

Potência combinada: 122 cv

Câmbio

Tipo: Hybrid Transaxle (CVT) + botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle)

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Discos sólidos

Direção: Eletro assistida progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora

Rodas: Liga leve18″

Pneus: 225/50 R18

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 4.460 mm

Distância entre-eixos: 2.640mm

Largura: 1.825 mm

Altura: 1.620 mm

Porta-malas: 440 L

Tanque de combustível: 36 litros 

Leia também: A Toyota vendeu 15 milhões de veículos híbridos

Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens       

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

2 Comments

  1. […] Leia também, Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 […]

  2. […] Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *