Desde junho, a Volvo Cars Brasil comercializa no país o SUV compacto Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, ou seja, a versão topo da linha XC40. A fabricante sueca de automóveis que recebeu o reconhecimento de produzir os veículos mais seguros no mundo, agora tem metas ambiciosas de eletrificar seus modelos, diminuir e até zerar a emissão de CO2 na atmosfera.
Diferente das versões Momentum e Inscription, que tem visual sóbrio, a R-Design privilegia a esportividade. Na dianteira o capô tem vincos ressaltados que formam um V. A grade tem no centro o grande símbolo da marca cortado por frisos cromados. Os faróis em full LED utilizam no centro luzes em LED que formam um T. É uma referencia ao martelo do deus do trovão nórdico Thor. O conjunto ótico tem a tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB). Elas regulam automaticamente o facho para não ofuscar os motoristas que estão no sentido contrário. Nas extremidades estão os faróis de neblina em LED e na parte inferior do para-choque uma grade preta.
Nas laterais, os faróis invadem os para-lamas. O teto, as colunas das portas e os retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor preta. Os vincos iniciam na parte final do para-lama, passam pelas maçanetas e terminam nas lanternas traseiras, as quais também avançam para as laterais do carro. As portas utilizam vincos na parte inferior e as caixas de rodas são com molduras, para reforçar o visual esportivo. As rodas 21 polegadas e os pneus 245/40 R21 são opcionais. De série, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, vem com as rodas de alumínio 20” e pneus 245/45 R20.
Um aerofólio com a terceira luz de freio, o break light, sai do teto para a traseira. O vidro é inclinado, com limpador. As lanternas, também em LED, iniciam nas colunas. Elas descem e abrem para formar o T. No centro da tampa a palavra Volvo, do lado esquerdo a inscrição XC40 e do lado direito T5 R Design. A tampa pode ser aberta ao passar o pé embaixo do para-choque, desde que o motorista esteja com o sensor de proximidade. O para-choque é bicolor, na parte de cima tem a cor da carroceria, já a inferior é preta, nas extremidades estão os refletores, sendo que, do lado esquerdo tem a luz de neblina.
No interior, o volante multifuncional é em couro. O painel digital tem uma tela TFT de 12,3”. O motorista pode mudar a grafia, colocar o mapa no centro e obter as informações do computador de bordo. A central multimidia com tela sensível ao toque de 9” é semelhante a um tablet. O multimídia é compatível com o Android Auto e Apple Car Play, na tela é possível obter as principais informações do veículo.
Também pode operar os controles dos modos de condução, as configurações personalizadas, como a posição dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros. Para carregar o smartphone, além da conexão USB, o carregamento pode ser feito por indução. Já o sistema de som é HarmanKardon Premium Soundtem, com 600W de potência e a tecnologia Air Woofer, vem com 13 alto-falantes.
Com altura de 1,6 m, o SUV Volvo mede 4,4 m de comprimento, sua largura é de 2 m e a distância entre-eixos é de 2,7 m. Estas dimensões proporcionam bom espaço para todos os ocupantes, inclusive do banco traseiro. A capacidade do porta-malas é de 460 litros, sem rebater os bancos e no tanque de combustível recebe até 48 litros.
Como já citado nesta avaliação do Volvo XC40 R-Design Plug-in Hybrid, a fabricante sueca tem como objetivo reduzir ao máximo a quantidade de poluentes despejada na atmosfera. Assim, o SUV compacto traz o conjunto denominado T5 Twin Engine FWD. Ele é composto por um motor elétrico, com 82 cv e outro a combustão 1.5L turbo, 3- cilindros movido a gasolina, que entrega 180 cv de potência.
Estes motores combinados oferecem 262 cv de potência e 43,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo Cars acelera de 0 a 100km/h em 7,3s. O câmbio de dupla embreagem é automático com 7 marchas.
O motor elétrico é movimentado por baterias de íons Lítio com 10.7 kWh. Só no modo elétrico ele pode rodar cerca de 47 quilômetros ao acionar o Pure, ou seja, sem emitir poluentes.
O conjunto de baterias pode ser carregado pelo motor a combustão, através da regeneração durante a frenagem e também nos carregadores públicos ou tomada residencial. Para realizar a carga na tomada residencial ela precisa ser 220V e ter aterramento. O tempo necessário para carregar totalmente em uma tomada comum é de 8 horas. Já em uma estação de carga rápida a média é de 50 minutos.
Recentemente a Volvo Car Brasil firmou parceria com o aplicativo de rotas Waze. Todos os eletropostos By Volvo estão disponíveis na plataforma, sendo assim, podem ser localizados digitando “Eletroposto Volvo” para traçar a rota até os pontos mais próximos. Ela também comercializa o Wallbox um carregador doméstico para veículos híbridos e elétricos.
Além disso, a ABB que fabrica os carregadores dispõe em sua unidade localizada no bairro de Pirituba (SP) uma estação de recarga sem custos para os usuário. Se junta a isso os carregadores instalados por BMW, Audi, Porsche e Volkswagen, assim, pelo menos em São Paulo, o motorista de um veículo hibrido Plug-in ou 100% elétrico tem várias opções para carregar a bateria.
Feito para ser uma opção esportiva, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, também é luxuoso. Isso o motorista percebe logo no primeiro contato. Chama a atenção detalhes como por exemplo, a costura dos bancos, os painéis das portas, o material sensível ao toque utilizado no painel e revestimento do volante multifuncional.
Todos os comandos estão à mão e são intuitivos, porém, o motorista não deve simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Destine um período, com o carro parado, para navegar pela central multimídia. São vários os comandos e funções acionadas com apenas um toque. Algumas delas também podem ser acionadas e desligadas nos botões colocados no console, por isso, o motorista deve se habituar e usufruir da melhor maneira de todas as funcionalidades do carro.
Feitos os devidos ajustes do banco, retrovisores, pareamento do smartphone, é o momento de acionar o motor, ou melhor, os motores. E ai como em qualquer modelo hibrido, é o elétrico que entra em funcionamento, sendo assim, não há ruído. Como o torque do motor elétrico é imediato, o SUV tem arranque rápido, não precisa pressionar demais o acelerador e ele desenvolve velocidade rapidamente. No uso urbano, o motorista deve ficar bem atento ao velocímetro, principalmente neste período de pandemia.
Por causa do isolamento, as ruas e avenidas têm menor número de veículos circulando, mas os radares continuam a funcionar. O conforto, o isolamento acústico e o motor elétrico, passa para o motorista a impressão de estar a 20 km/h, quando na realidade a velocidade é de 50 km/h, por isso fique atento ao velocímetro!
Na rodovia, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid tem excelente desempenho. Acelerações e retomadas rápidas, quando é necessário exigir um pouco mais do pedal direito, ele responde prontamente. O câmbio tem as trocas macias, suaves, o motorista não percebe que está ativo.
Muito seguro nas curvas, graças ao bom trabalho de acerto das suspensões. Este acerto também atende as necessidades de conforto quando o SUV passa por valetas, lombadas, ondulações, ou seja, asfalto ruim, muito comum nas grandes cidades.
Os sistemas de auxilio ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert (ele lê a placa de velocidade e mostra no painel), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, são precisos. Inclusive durante o período de empréstimo para esta avaliação, passamos por algumas situações que o veículo que estava na frente parou de repente. E o XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, acionou os freios de maneira preventiva.
Por trata-se de um veículo híbrido, o consumo de combustível é baixo, ao comparar com outros modelos de mesmo porte com motor a combustão. A Volvo divulga que o consumo na cidade é de 24,5 km/litro e na estrada 22,3 km/L. E a autonomia do motor elétrico é de até 47 km. Estes testes são realizados seguindo padrões internacionais de aferição. Porém, o motorista vai enfrentar no dia a dia, situações comuns de um ambiente não controlado, como por exemplo uma freada brusca, semáforo quebrado, o qual obriga a ficar parado mais tempo, asfalto ruim, entre outras.
Nesta avaliação do Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, AutoAgora.com.br utilizou mais o modelo no circuito urbano e obteve média de 12,6 km/l com o ar-condicionado ligado e também carregando a bateria de maneira mista, ou seja, na frenagem e com o motor a combustão. O ar-condicionado não interfere no consumo da gasolina, pois o sistema é acionado pela bateria de íons Lítio. E na rodovia o consumo é um pouco maior, a média atingida foi de 12 km/L. É bom ressaltar que o consumo de combustível sofre influencia direta de fatores como a temperatura ambiente, circuito pelo qual trafega, a maneira que o motorista dirige, entre outros.
Hybrid – Que combinada o motor elétrico e a combustão para otimizar potência e consumo de combustível.
Pure – Condução econômica com 100% de uso do motor elétrico
Power – Condução esportiva com toda a potência e torque máximo disponível.
Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.
Além disso, o modelo é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.
O Volvo XC40 R-Design Plug-in Hybrid, tem preço sugerido de R$264.950. Entre os opcionais estão as rodas de alumínio 21″ (Kit rodas com pneu) que custa R$22.000. O Kit Exterior sai por R$14.000 e o Spoiler mais R$2.700, sendo assim, o preço total chega a R$303.650.
O Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid traz de série:
Teto solar
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free
Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro
Apple CarPlay e Android Auto
Ar-condicionado digital Dual Zone com Clean Zone
Alerta de colisão frontal e traseira
Assentos dianteiros com regulagem elétrica de altura, distância, inclinação
Assentos dianteiros com suporte lombar e ajuste de extensão elétrico
Assistente de descidas íngremes – HDC
Assistente de partida em aclive e declive – HSA
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens
Carregador para smartphone por indução (Wireless)
Chassi Sport
City Safety – Sistema de frenagem automática
Conexões: 2 USB dianteiros, 1 USB traseiro e bluetooth
Configurador de modo de condução – Drive Modes
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Cortinas laterais infláveis
Faróis com função antiofuscante – AHB
Faróis com luzes direcionais ativas – ABL
Faróis de neblina em LED
Faróis Full LED com nivelamento automático
Painel central de LCD com 9” touch-screen e antirreflexivo
Painel de instrumentos digital com 12,3” personalizável
Pilot Assist
Rodas de alumínio 20” com pneus 245/45 R20
Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira
Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) com assistente de direção
Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes com subwoofer – 660 watts
Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information)
Sistema Keyless – Abertura / fechamento do veículo e partida do motor sem chave
Teto solar panorâmico elétrico
Volante com regulagem de altura e profundidade
Volvo on Call
Por: Edison Ragassii
Motor: T5 Drive-E
Tipo: 3 cilindros em linha e motor elétrico
Cilindrada: 1.477cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência motor elétrico: 82 cv
Potência combinada: 262cv
Torque motor a combustão: 27 kgfm
Torque motor elétrico: 16,3 kgfm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, dupla embreagem 7 marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente, multibraço
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 21”
Pneus: 245/40 R21
Comprimento: 4.425 mm
Distância entre-eixos: 2.702 mm
Largura: 1.863 mm
Altura: 1.652 mm
Porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 48 litros