O Itaú Unibanco anunciou ontem, quinta-feira, 12/11, a criação do serviço de compartilhamento de veículos elétricos denominado vec Itaú. Assim como já acontece com o serviço Bike Itaú, a nova solução em mobilidade urbana permitirá que usuários desbloqueiem os carros em estações diretamente pelo celular, e depois pode devolvê-lo na mesma ou em outra estação de carregamento.
A estimativa é que a novidade esteja disponível a partir do segundo semestre de 2021, com uma operação em fase piloto no início do ano. A princípio, o serviço contará com veículos nos modelos Jaguar I-Pace, BMW i3 e JAC iEV40. O Itaú avaliará também novas parcerias ao longo do tempo para ampliar o portfólio de veículos elétricos disponíveis e aumentar o leque de opções.
Segundo o Itaú, todos os veículos passarão por rigorosos procedimentos de higienização, respeitando os protocolos de segurança para que os usuários se sintam confortáveis para utilizá-los. Serão disponibilizados também kits dentro dos carros para caso os próprios ocupantes também queiram reforçar a higienização.
Para o uso dos veículos, será cobrada uma tarifa inicial fixa e um valor por minuto de utilização, com preços ainda em definição. Todos os carros possuirão ainda conexão com a internet para aumentar a eficiência nos trajetos dos usuários. Além disso, contam com adesivos da ConectCar para liberação automática de cancelas em pedágios e estacionamentos.
Desde o ano passado, o Itaú Unibanco já oferece também condições especiais de financiamento para veículos elétricos e híbridos. “Todas essas iniciativas se conectam com um propósito nobre: disponibilizar soluções para a jornada de mobilidade, estimulando o poder de transformação das pessoas e, por consequência, também do setor automotivo”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.
Os veículos 100% elétricos ganham espaço no mercado brasileiro. Este ano, por exemplo, a Audi lançou o e-tron, a Chevrolet disponibiliza o Bolt desde o ano passado, assim como a Renault o Zoe e a Nissan o Leaf. Também não podemos esquecer dos eletrificados, a Volvo, por exemplo, só comercializa no país modelos híbridos, como o XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid e a Toyota foi a pioneira ao lançar o Corolla hibrido Flex.
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação