Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Série especial Peugeot 2008 SKYWALKER
Lançamento: Série especial Peugeot 2008 SKYWALKER
12/05/2021
Lançamento: Fiat Mobi 2022
Lançamento: Fiat Mobi 2022
21/05/2021
Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack/ Foto: ER

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack/ Foto: ER

SUV Premium chega com sistema 4×4 para todo terreno, tecnologias semiautõnomas, motor 2.0 turbo e preço menor que dos concorrentes

Nesta quinta-feira 20/05 as 10h, a Ford inicia as vendas do SUV Premium Ford Bronco Sport Wildtrack 2022. O modelo é o terceiro da nova fase da montadora, que deixou de fabricar no Brasil e passa a comercializar veículos importados. Antes dele iniciaram as vendas da Ford Ranger Black e do Mustang Mach1.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Ford Bronco, frente com detalhes marcante e faróis Full LED/ Foto: ER

O Ford Bronco Sport tem visual marcante. O capô é reto com vincos acentuados, os quais formam uma moldura. Os faróis em Full LED são redondos, com uma assinatura também em LED que avança para grade. No centro em letras maiúsculas a inscrição BRONCO na cor branca para chamar bem a atenção. Abaixo uma faixa na cor da carroceria com uma entrada de ar retangular. E na parte inferior o complemento do para-choque na cor preta, para reforçar o visual fora de estrada. As extremidades tem os faróis de neblina e abaixo os ganchos para reboque, um de cada lado.

Ford Bronco Sport, lateral com vincos e caixas de rodas com molduras

Ford Bronco Sport, lateral com vincos e caixas de rodas com molduras/ Foto: ER

Na lateral, o teto preto tem as barras, as molduras das janelas e os retrovisores com luzes repetidoras, também são na cor preta. As portas são vincadas na região das maçanetas e na parte inferior. As caixas de rodas são com molduras, as quais são ligadas por um estribo largo da mesma cor. No Ford Bronco Sport Wildtrack as rodas de liga leve 17 polegadas são escurecidas e os pneus 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT, para todo o terreno.

A traseira tem o formato retangular, no teto um grande break light. O vidro traseiro também é retangular, com a opção de abertura sem abrir a tampa do porta-malas, ou seja, uma vigia.

Seguindo a linha do design da carroceria, as lanternas são retangulares com a chanfro nos lados. A tampa é esculpida para onde aparece novamente em letras garrafais a palavra BRONCO SPORT. O para-choque é preto com a placa de identificação no centro, refletores abaixo e nos lados dos para-choques pequenas lanternas vermelhas.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack/ Foto: ER

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, dimensões e capacidades

O Ford Bronco Sport mede 4,4 m comprimento e 2,6 m de entre-eixos. Sua largura é de 1,9 m, e a altura de 1,7 m no módulo normal e 1,8 m no modo off-road.  Preparado para o fora de estrada tem ângulo de ataque de 30 graus e angulo de saída de 33 graus. Em terrenos alagados, suporta a travessia de água de 600 mm e vão livre do solo é de 223 mm.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

A capacidade do porta-malas do novo SUV Ford é de 580 litros, mas pode ser ampliada para 1.472 litros, pois os bancos são rebatíveis, inclusive 60/40. Ainda há um suporte como uma prateleira para dividir o porta-malas em dois. E a capacidade do tanque de combustível é de 64 litros.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Ford Bronco com Motor 2.0 Turbo EcoBoost/ Foto: ER

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, motor, câmbio e suspensões

O SUV Ford Bronco Sport utiliza o motor turbo 2.0L EcoBoost movido a gasolina. Este motor é da mesma família utilizada no sedã grande Fusion, porém, ele passou por atualização, foi calibrado para o Brasil, pois afinal a gasolina brasileira tem etanol misturado. Entrega potência de 240 cv a 5.000 rpm e 38 kgfm de torque a 3.000 rpm.

O câmbio é o Select Shift 8 marchas, com resfriador de óleo, ainda oferece trocas manuais  com os padle shiffts. A suspensão dianteira é independente McPherson com mola exclusiva, barra e estabilizadora. Os amortecedores são pressurizados com stop hidráulico e montada em chassi auxiliar de aço e braços de alumínio forjado. Ainda tem sistema exclusivo de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho HOSS (High-

Performance Off-Road Stability Suspension). Já a traseira é independente com barra estabilizadora e amortecedores monotubo, montada em chassi auxiliar isolado da carroceria. A direção tem assistência elétrica progressiva.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, sistema de tração

O SUV Premium da Ford traz o que há de mais moderno para as situações do fora de estrada. São vários os modos de condução. No modo ECO, gerencia a troca das marchas, controla o ar-condicionado e a progressão do pedal. Já no esportivo as respostas são mais rápidas. “No meio do caminho há uma pedra”, o Ford Bronco tem o modo Rock Crawl, para terrenos pedregosos. Ainda há o modo escorregadio, areia, lama/terra, bloqueio do diferencial traseiro, distribuição do torque nas quatro rodas (vetorização), embreagem dupla na tração traseira, ainda desconecta o 4WD para economizar combustível.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Ford Bronco Sport com interior sofisticado

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, interior

Na parte interior o Ford Bronco é requintado. O painel de instrumentos é digital, sendo que o velocímetro e conta giros tem visual de analógico. No centro as informações do computador de bordo e a velocidade também é visualizada digitalmente. A central multimídia SYNC, além de mostrar as emissoras de rádio AM/FM, é compatível com Android Auto e Apple Carplay conectado por cabo. Ela pode ser acionada por comandos de voz, onde é possível pedir para trocar de estação, acionar o ar-condicionado Dual Zone, mudar a temperatura, entre outras funções. O sistema de som é o B&O com alto-falante no centro do painel, no total são 10 alto-falantes e subwoolfer. O GPS é nativo, pode ser utilizado sem a conexão de smartphone.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, primeiras impressões ao dirigir

Logo ao entrar no SUV Bronco o motorista percebe o requinte da cabine. Bancos confortáveis, com ajustes elétricos, fáceis de manusear. O volante é de boa empunhadura e o painel com informações bem visíveis. Tem o sistema para acionar o motor com sensor de proximidade e botão de acionamento. Para sair do estado estacionário, no lugar da tradicional alavanca do câmbio há um seletor. Basta girá-lo até a posição D e pressionar levemente o acelerador. Ele arranca rápido e forte. Neste primeiro contato foi utilizado apenas no ciclo urbano. Ao passar por valetas, lombadas, ondulações do asfalto, foi possível sentir que o conjunto de suspensões está bem acertado para proporcionar conforto aos ocupantes, inclusive do banco traseiro. No anda e para do trânsito, os freios, a disco nas quatro rodas, são excelentes, um leve toque no pedal é o suficiente para acioná-los.

As câmeras, uma dianteira e outra traseira, ele não tem o sistema 3D, semelhante ao do Ford Territory, auxiliam nas manobras e proporcionam boa visão.

E quando é necessário acelerar, responde prontamente, sem aquela defasagem do câmbio. Nos próximos dias vamos avaliar a Ford Bronco Sport Wildtrack em condições de rodovia e fora de estrada (off-road), para mostrar tudo que ele oferece.

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack/ Foto: ER

Lançamento: Ford Bronco Sport Wildtrack, preço sugerido, itens de série

O Ford Bronco Sport está disponível a partir desta quinta-feira (20/05) na versão topo de linha Wildtrack com o preço de R$ 256.900, sem opcionais. O que a Ford oferece são acessórios, os quais podem ser encontrados na rede de revendas autorizadas. Entre os itens de série, além dos já mostrados nesta reportagem, ele é equipado com alerta de colisão e ponto cego, câmera traseira 180º, assistente autônomo de frenagem, leitor de placa, carregamento sem fio para celular, entrada USB e USB-C, 9 air bags. Traz ainda o Ford Pass Connect, um sistema que é acionado por aplicativo de celular. O usuário pode monitorar a localização do veículo, acionar o motor, travar as portas, controlar a temperatura da cabine, entre outras funções.

A expectativa da Ford nessa nova fase como importadora é de obter êxito com o Bronco Sport, já que seu principal concorrente, o Land Rover Discover Sport SE custa R$ 315.950 e não traz vários equipamentos que o SUV da marca do oval azul possui.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: ER e Divulgação

Assista o vídeo com todos os detalhes do Ford Bronco Sport

Ficha Técnica Ford Bronco Sport Wildtrack

Motor: 2.0 EcoBoost

Posição: Dianteira, transversal

Combustível:  Gasolina

Nº de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.999 cm³

Taxa de compressão: 10,0:1

Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão

Tração: 4×4

Potência: 240 cv a 5.500 rpm

Torque:  38 kgfm a 3.000 rpm

Câmbio

Tipo: SelectShift Automático, 8 marchas com “paddle-shift” e resfriador de óleo

Freios

Serviço:  Hidráulico com assistência elétrica

Discos ventilados na dianteira discos sólidos na traseira

Estacionamento:  Freio com acionamento elétrico

Direção: Eletricamente assistida (EPAS)

Suspensão

Dianteira: Independente MacPherson com mola exclusiva, barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e stop hidráulico. Montada em chassi auxiliar de aço e braços de alumínio forjado. Sistema exclusivo de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho HOSS –High- Performance Off-Road Stability Suspension

Traseira: Independente com barra estabilizadora, amortecedor monotubo, montada em chassi auxiliar isolado da carroceria

Rodas:  Liga leve 17”

Pneus: 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT3

Dimensões 

Comprimento: 4.386 mm

Largura: 2.099 mm

Altura em ordem de marcha: 1.797 mm (normal) 1.813 mm (off-road)

Distância entre-eixos: 2.670 mm

Altura livre do solo:  223 mm

Ângulo de entrada: 30,4º

Ângulo de saída: 33,1º

Ângulo de transposição de rampa: 24,4º

Capacidades

Capacidade de carga: 441 kg

Capacidade de reboque: 900 kg

PBT Combinado: 3.059 kg

Porta-malas: 580 litros/1.472 litros (banco traseiro rebatido)

Tanque de combustível: 64 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

1 Comment

  1. […] visual é inédito, pois não traz nenhuma referência ao irmão de plataforma o Ford Bronco, ou a picape média Ford Ranger, irmã de marca. A frente tem o capô com os vincos acentuados nas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *