Versão esportiva da picape média chega com visual robusto e assessórios exclusivos
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A partir de hoje os ‘picapeiros’ encontram nas concessionárias Ford de todo o Brasil a Ford Ranger FX4 2023 que custa R$ 288.990 (rodas 18” e pneus ATR) e R$ 290.990 (rodas 17” e pneus Pirelli Scorpion+), a nova versão está posicionada acima da Ranger Storm (R$ 252.440) e na mesma Ranger XLT (R$ 288.990) quando o comprador optar por pneus 18 polegadas.
A Ranger FX4 2023 chega como opção para quem quer uma picape esportiva e mais requintada, sem abrir mão da tração 4×4 e outros equipamentos de um modelo fora de estrada, ou seja, deve servir para o trabalho, mas também causar boa impressão nas horas de lazer. A sigla FX4 significa Ford 4×4, é uma abreviatura da marca global . O capô têm vincos acentuados. Os faróis Full LED com assinatura em LED e máscaras escurecidas e a grade exclusiva, diferenciam a FX 4 das demais opções. No para-choque as luzes de neblina estão posicionadas nas extremidades.
Nas laterais, a nova Ranger FX4 2023 traz uma área envidraçada grande com molduras na cor preta para reforçar a esportividade. Os retrovisores com lâmpadas de seta possuem as capas pretas. As maçanetas também são na cor preta. Na parte inferior das portas um adesivo estilizado com a sigla FX4 e estribos pretos. As caixas de rodas possuem molduras, mas não há o friso para ligá-las. Na caçamba um santoântonio tubular, também exclusivo da FX4. O comprador pode optar por rodas 18 polegadas e pneus ATR, ou rodas 17” com pneus Pirelli Scorpion AT+. Outro acessório exclusivo da versão FX4 é o snorkel feito em fibra de vidro.
A traseira tem as lanternas nas colunas, o logo FX4 está na parte superior da tampa do lado esquerdo. A fechadura é na cor preta e a inscrição Ranger também em preto chapado. O logotipo oval com friso cromado e fundo azul e a palavra Ford em branco está no centro. O para-choque preto reforça o visual esportivo. Por falar em tampa, ela mantém o sistema que facilita a abertura.
O interior da Ford Ranger FX4 traz o painel escurecido, no quadro de instrumentos o velocímetro e duas telas LCD 4,2 polegadas com as informações do computador de bordo e sistema de entretenimento. O volante revestido em couro é multifuncional. O multimídia é o SYNC 3 com tela sensível ao toque de LCD sensível ao toque de 8” compatível com Android Auto e Apple Carplay. O ar-condicionado é digital de duas zonas, os comandos estão abaixo e também na tela do multimídia. No console a alavanca do câmbio automático de 6 marchas com o pomo em couro e as costuras da coifa em vermelho. Os bancos com ajustes elétricos para o motorista, são em couro e têm as costuras vermelhas, a inscrição FX4 está relevo na parte superior.
O motor da Ford Ranger FX4 2023 é o Duratorq 3.2L TDCi de 5 cilindros com 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm. É o mesmo utilizado na Ranger Storm, Ranger XLT e Limited, porém, para atender as atuais normas de emissões de poluentes, ele foi recalibrado e ainda recebeu o Arla 32. O produto é armazenado em tanque de 20 litros, o qual proporciona autonomia, em uso normal, de 10.000 a 14.000 km. O câmbio é automático de 6 marchas e a direção com assistência elétrica. A tração é 4×4, o comando é por seletor, ainda vem com o diferencial traseiro blocante e a capacidade de tração é de até 5.950 kg, já a de imersão é de até 800 mm.
A Ranger FX4 tem o Ford AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle automático de descida. Ainda integra o sistema, o controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. Para a segurança dos ocupantes tem 7 air bags, sistema Isofix para cadeiras infantis, freios ABS com EBD.
A Ford Ranger FX4 tem o comprimento de 5,3 m, com largura de 2,1 m e distância entre-eixos de 3,2 m. O ângulo de entrada é de 28º e o de saída 27º. A caçamba tem o comprimento de 1,5 m, largura entre caixas das rodas de 1,1 m. A altura é de 511 mm. O volume da caçamba é de 1.180 litros e a capacidade de carga de 1.014 kg e no tanque de combustível a capacidade é de 80 litros. Vem ainda com a conectividade por aplicativo Ford Pass com alertas de funcionamento do veículo, status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro), travamento e destravamento remoto do veículo, sistema de localização do veículo no celular, partida remota com acionamento do ar-condicionado, partida remota agendada e alerta de acionamento do alarme no celular.
Com a Ranger FX4, a expectativa da Ford é de ampliar a participação no segmento de picapes médias, ao oferecer um modelo mais sofisticado e com visual esportivo. Os executivos da empresa entendem que o consumidor encontrou na picape uma alternativa ao SUV.
Leia também, Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel