Lançamentos 2024. O ano de 2024 promete uma série de novidades no mercado automotivo. Afinal, trata-se de uma retomada reprimida pós-covid-19 e recesso de componentes eletrônicos. BMW anunciou mais de 15 lançamentos e outras marcas mantém o compromisso de continuar apresentando produtos inovadores. Veja algumas novidades imperdíveis para 2024.
Leia mais: Mundo terá mais de 88 milhões de veículos vendidos
O primeiro modelo que deve chegar ao mercado é o Renault Kardian, um SUV compacto que deve disputar a fatia já abocanhada por Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O motor que equipa a novidade é um três cilindro, sobrealimentado, que entrega 125 cv e 22,4 kgfm. A transmissão é automática de dupla embreagem.
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Renault Kardian está posicionado no segmento B. A distância de entre eixos é de 2,60 metros e o porta-malas tem capacidade para 410 litros.
Leia mais: Dicas para cuidar dos pneus
O Renault Duster não vai sair pelas portas do fundo. Vai ser reestilizado para tentar conviver com motor 1,3 litro turbo sem ser ofuscado pelo Kardian.
Se a Fiat Strada é a mais vendida, porque não pegar a mesma receita do grupo e aplicar na Titano. Deixando a brincadeira de lado, a Fiat vai fazer sua estreia no segmento das caminhonetes médias. O modelo já foi lançado na África do Sul e está pronta para chegar no Brasil. O motor da utilitária é o mesmo que o grupo Stellantis já usa nas vans e furgões Ducato, Boxer e Jumper. Trata-se de um turbodiesel de 2,2 litros.
Se o Golf da Toyota demorou para chegar no Brasil, agora, ele virá com conotação pseudo-aventureira e família. Isso mesmo, o Yaris terá uma versão chamada de Cross e uma atualização do sedã. Vale lembrar que o Etios Cross foi um verdadeiro fiasco no Brasil.
As chinesas vão continuar acelerando em 2024. A JAC terá o Yiwey 3 para encarar modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e E-JS1. O modelo lembra um Lifan melhorado e promete autonomia de 400 quilômetros. A potência é de 95.
Outra novidade das terras orientais, mas que será feita por aqui é a picape GWM Poer. Ela será o primeiro produto da marca a ser fabricado na planta de Iracemápolis (SP), a antiga fábrica da Mercedes-Benz. A previsão é de a utilitária estar disponível no segundo semestre de 2024.
No campo das minivans, a Chevrolet Spin ganhará uma versão de 7 lugares. Sem grandes atualizações há muito tempo, o modelo começa a enfrentar forte concorrência das francesas e chinesas. Outra atualização para o carro está na aposentadoria do 1,8 por um de baixa capacidade volumétrica com turbina.