Por: Edison Ragassi/Fotos: Divulgação VW
Segundo divulgado pela Volkswagen do Brasil, a fábrica localizada em Taubaté (SP), esta em processo de adequação de sua linha de produção desde dezembro de 2021, para iniciar a fabricação do novo projeto Polo Track.
O modelo integra o pacote de investimento que soma R$ 7 bilhões definidos pela fabricante até 2026 na América Latina. Ele será o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada e também substitui o VW Gol.
Na fábrica da região do Vale do Paraíba, desde a estamparia até a montagem final, linhas nas quais fazem parte e completam todas as etapas de produção de um carro, pessoas e robôs trabalham juntos para garantir a excelência na entrega do produto ao cliente.
A fábrica da VW de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB, a estratégia modular de montagem de automóveis que permite mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, mais flexibilidade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores. Ela que já é utilizada em modelos como o VW Polo, VW Virtus, VW T-Cross e VW Nivus, servirá para a produção do novo compacto Polo Track e também para possíveis novos modelos da marca na mesma plataforma.
As adequações estão aceleradas, segundo o informe divulgado pela área de relações públicas da Volkswagen, só no início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias. Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítico (EG — electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG — hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.
Já na montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk, ou seja, onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria, o processo que também é conhecido como ‘casamento’. Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté está preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.
Além de toda a modernização e reestruturação física, o maior ganho para a fábrica de Taubaté, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os colaboradores ligados à produção da Volkswagen em Taubaté estão sendo treinados para a chegada do novo compacto, o que já ultrapassa o total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade. Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.
Workshops e treinamentos entre todas as áreas de manufatura garantem a sinergia e engajamento de cada uma das pessoas. Antes mesmo da produção do primeiro veículo na fábrica, o time da montagem final contou com o apoio da realidade virtual para manipular peças e montar o modelo que ainda não existia fisicamente. A previsão é de que o novo Polo Track será lançado em 2023.
A fábrica da VW em Taubaté (SP) tem 46 anos de operação, é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Além da produção do VW Gol e Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.
Temas relacionados: Avaliação VW Nivus Comfortline