Na última terça-feira (04/04), a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgou os resultados dos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões, motos e implementos agrícolas, obtidos em março de 2023. Segundo a entidade que agrega as concessionárias, os emplacamentos de veículos registraram alta no volume diário, isso por causa dos 5 dias úteis a mais do que em fevereiro. Assim, no trimestre, o setor acumulou aumento de 19% sobre igual período do ano passado.
Para Andreta Jr, Presidente da FENABRAVE, o resultado não representa recuperação do setor. “Apesar deste aumento percentual, não vimos, ainda, a recuperação do setor para os níveis obtidos até 2019, antes da pandemia. A alta global foi potencializada pela diferença de dias úteis de março (23 dias) ante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado que obtivemos nas vendas do primeiro trimestre do ano passado. Estamos diante de um cenário, novamente, desafiador para 2023, que apresenta alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência, além da alta de juros e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras, o que vem restringindo a demanda por parte do consumidor, que vem perdendo seu poder de compra”, analisa.
Os segmentos registraram resultado positivo, se comparado ao ano passado. “Ainda estamos abaixo do volume pré-pandemia, muito por conta dos fatores já citados, como a alta dos juros e seletividade de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE. “Hoje, a aprovação dos financiamentos está próxima de 64% das propostas enviadas”, completa.
Sendo assim, o total de automóveis e comerciais leves emplacados em março somou 186.583 veículos emplacados, enquanto que em fevereiro o total foi de 119.769. Sendo assim, o crescimento foi de 55,79%. No acumulado de 2023 (janeiro/fevereiro/março) já foram emplacados 436.802 unidades, contra 374.586 em 2022, o que representa crescimento de 16,61% no trimestre.
Segundo Andreta Jr., o segmento de caminhões vive um período de transição, com demanda ainda aquecida para veículos que se enquadram nos requisitos do EURO 5. Essa norma está em processo de substituição pelo EURO 6. “O mercado está se ajustando para absorver os veículos novos, mas o crédito segue seletivo e as condições de financiamento impactam no desempenho”. Já no segmento de ônibus, o resultado obtido em março foi próximo da estabilidade nas vendas diárias, em relação a fevereiro, o que, segundo o Presidente da FENABRAVE indica a recuperação do mercado de ônibus. “Apesar de sempre ressaltarmos que as grandes oscilações percentuais desse segmento são impactadas pelas bases baixas de comparação, o mercado vem reagindo”. No total foram emplacados 9.389 caminhões, em fevereiro eles somara 7.843 unidades, crescimento de 19,71%. Por sua vez, os emplacamentos de ônibus somaram 2.937 unidades, contra 2.288 em fevereiro, um aumento de 28,37%.
Assista o vídeo no YouTube.com/@autoagoracombr Canal AutoAgoracombr
Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados totalizaram 14.794 unidades no 1º. Trimestre de 2023, uma variação positiva de 49,7% sobre igual período de 2022, quando foram emplacados 9.882 veículos. Já em março, foram emplacados 5.990 automóveis e comerciais leves eletrificados (híbridos e elétricos), 39,27% mais do que em fevereiro e 55,71% sobre março do ano passado. “Apesar dos altos percentuais, os volumes ainda são baixos”, destacou Andreta Jr.
Com cerca de 150 mil unidades emplacadas no mês de março, o mercado está aquecido para motocicletas no Brasil. “Entendo que, hoje, o estoque está em ponto de equilíbrio, suprindo a boa demanda de mercado, e os compradores têm buscado alternativas de crédito, como o consórcio, nas transações”, analisa Andreta Jr. Atualmente, a aprovação de crédito do segmento se mantém em 30% das propostas.
3º VW/POLO 8.197
6º RENAULT/KWID 6.704
7º FIAT/MOBI 6.384
8º FIAT/ARGO 6.171
9º HYUNDAI/CRETA 5.851
10º GM/TRACKER 5.431
Confira no Canal AutoAgoracombr a Avaliação do Onix Premier 2023
No entanto, a economia global ainda sofre as consequências dos dois últimos anos por causa da pandemia. Sendo assim, devido às incertezas ainda existentes quanto ao comportamento da economia global e brasileira, a FENABRAVE mantem as projeções divulgadas pela entidade, no início do ano, que apontam para um crescimento geral de 3,3%. “Ainda não temos condições de rever as projeções para o ano, mas estamos preocupados com a situação geral do mercado”, reconhece o Presidente da FENABRAVE.
Por sua vez, não podemos deixar de lembrar que recentemente montadoras como GM, Hyundai, Stellantis, Mercedes-Benz e Volkswagen anunciaram férias coletivas para ajustar a produção aos estoques. Isso fará com que o mercado sofra alterações.
3º TOYOTA/HILUX 4.362
4º GM/MONTANA 3.988
5º GM/S10 2.701
6º VW/SAVEIRO 2.637
8º FIAT/FIORINO 1.634
10º MITSUBISHI/L200 952
Leia também: