A General Motors lançou o sedã médio Chevrolet Cruze em 2011. O carro recebeu atualização visual, o chamado facelift em 2015. E a segunda geração do Cruze, quando ele, além de um novo visual, recebeu também um motor turbo ocorreu em 2016. A linha atual do Chevrolet Cruze, que é fabricado na Argentina, passou a ser vendida em fevereiro de 2022, quando recebeu novas denominações e calibração do motor.
Nesta Avaliação destacamos o sedã médio Chevrolet Cruze Midnight, o qual é baseado na versão LT de entrada com itens de personalização. O visual da dianteira o sedã médio Chevrolet traz o capô com vincos centrais e laterais. Seguindo a linha escurecida, os faróis são com máscara negra e luzes de condução diurna em LED. Há uma barra para dividir as duas entradas de ar do motor turbo. Ela também acomoda a gravata, símbolo da Chevrolet, com fundo preto e moldura em cromo escurecido. A grade com elementos estéticos internos alusivos à tecnologia é exclusiva para o sedã. E as luzes de neblina são do tipo canhão colocadas nas extremidades do para-choque, o qual é na mesma cor da carroceria.
As laterais do Chevrolet Cruze Midnight 2023, o teto tem a curvatura do teto acentuada. Há molduras para os vidros e apliques pretos nas colunas das portas. Os retrovisores com lâmpadas de direção são na cor preta. Os vincos arredondados estão nos para-lamas, eles saem das pontas dos faróis, e seguem por toda a lateral até terminar na ponta da lanterna traseira. As são de liga-leve 17 polegadas, mescladas em dois tons, preto com o cromado. Elas são calçadas com pneus 215/50 R17. Um filete do mesmo metal das rodas está nas maçanetas. E o logo Midnight foi colocado na parte inferior da porta dianteira, na mesma linha dos retrovisores externos.
O desenho traseiro do Cruze Midnight tem a tampa do porta-malas ressaltada. Logo abaixo a inscrição Cruze e Turbo estilizado na cor vermelha. Ao centro o logotipo da Chevrolet, com fundo preto e moldura em cromo escurecido, igual ao da dianteira. As lanternas saem das laterais e avançam para a tampa. Uma área esculpida no meio da tampa acomoda a placa de identificação tipo Mercosul. O para-choque na mesma cor da carroceria traz refletores nas extremidades.
Por dentro, o Chevrolet Cruze Midnight 2023 tem um amplo painel. O visual clássico, vintage é mantido no conta giros e velocímetro, pois são analógicos, porém, no centro há uma tela TFT a qual mostra as informações do computador de bordo, inclusive a velocidade digital. O volante revestido em couro é multifuncional, com ajuste de altura e profundidade.
A tela do multimidia MyLink é de 7 polegadas, entre os aplicativos ele traz o Android Auto e Apple CarPlay para espelhar celular e pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones. O sedã Cruze Midinight vem com Wi-Fi nativo, a antena é amplificada. Segundo a GM, o sinal de internet é até 12 vezes mais estável e com a capacidade de conexão para até 7 aparelhos simultâneos. Ainda tem o aplicativo myChevrolet disponível também para iOS para smartphone e smartwatch. Ele permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
Mas, o interessando em adquirir o Chevrolet Cruze, ou outro modelo da GM, pode contratar o serviço de telemática OnStar, o qual oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança, OTA (over the air) é a tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. A chave é eletrônica e os ajustes ocorrem pelo multimídia para as preferências memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, entre outros). Por vir com duas chaves, é possível criar até dois perfis diferentes.
Para completar os itens do interior do sedã médio Chevrolet, o revestimento dos bancos e painel é Premium, o ar-condicionado é digital de uma zona, com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação. A partida do motor é por botão, com o sensor próximo. Ele também trava e destrava as portas e a tampa traseira. Os faróis têm a regulagem de altura, há sensores de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, também conhecido como piloto automático.
Por se tratar de um sedã médio, o Chevrolet Cruze tem boas dimensões e espaço para os ocupantes. O comprimento é de 4,6 m e a distância entre eixos de 2,7 m. A largura é de 2 m e a altura de 1,4 m. Já para quem precisa transportar várias malas, ou objetos em geral, a capacidade do porta-malas do Cruze sedã é de 440 litros, sem rebater os bancos. E ainda oferece versatilidade, pois os encostos traseiros podem ser rebatidos 60/40.
O Chevrolet Cruze Midnight 2023 tem o motor turbo Ecotec, o qual entrega 153 cv de potência a 5200 rpm e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm quando abastecido com Etanol e 150 cv a 5600 rpm com torque de 24 kgfm a 2100 rpm ao utilizar gasolina no tanque. Este motor foi recalibrado para atender as normas de emissões que entram em vigor a partir de 2023. O motor Ecotec 1.4L do Chevrolet Cruze utiliza injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas.
O motor Ecotec da Chevrolet disponibiliza 90% da força numa faixa plana entre 1500 rpm e 5000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5600 rpm e 6000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas com sistema Active Select, que permite fazer trocas manuais por meio da alavanca do câmbio e a direção é assistida eletricamente, ou seja, não há necessidade de se preocupar com a troca de correia, ou vazamentos do fluido da caixa de direção.
Muitos entusiastas de automóveis consideram que o sedã é carro de ‘tiozão’. Mas ao longo dos anos, as fabricantes de automóveis trabalham para mudar esta sensação desenvolvendo desenhos de carrocerias com linhas modernas e aerodinâmicas. O Chevrolet Cruze, por exemplo, é o modelo utilizado nas competições da Stock Pro Series desde 2015.
Sendo assim, quem ainda não conhece o Chevrolet Cruze Midinight 2023, ao entrar no showroom da concessionária e visualizar o sedã na cor preta, pode fechar os olhos e imaginar vários adesivos espalhados na carroceria terá a sensação de ver um carro de competição.
Ao entrar no Cruze 2023 a sensação é outra, ou seja, estar em um carro extremamente confortável e a pessoa sente que está em um sedã. Os instrumentos do painel e comandos do multimídia são fáceis de visualizar e operar e também o motorista não tem dificuldade ao parear o celular. Depois disso, é só realizar os devidos ajustes no banco, no caso ajustes manuais, volante (altura e profundidade) e espelhos (ajustes elétricos), para apertar o botão e acionar o motor.
Para tirar o Chevrolet Cruze da posição estacionária, basta uma pequena pressão no acelerador, a qual ele responde com muita desenvoltura. Ao rodar com o Chevrolet Cruze Midnight pela cidade, o motorista irá encontrar obstáculos como por exemplo, lombadas, valetas, asfalto ondulado e até buracos. Nestas condições, o carro é confortável, pouco incomoda quem está dentro, até mesmo no banco traseiro.
Por falar em quem senta no banco de trás, o túnel central tem elevação média, sendo assim, uma pessoa de estatura baixa ficará mais confortável sentando no meio. Já o desconforto fica por conta das raspadas embaixo na frente, ao passar em valetas ou até nas entradas de garagem. Para evitar o motorista só precisa prestar atenção e em alguns casos passar com o carro de lado.
Ainda na cidade, apesar do tamanho, o motorista realiza manobras de estacionamento com facilidade, pois os espelhos retrovisores são de bom tamanho e a câmera de ré, junto com os sensores, auxiliam plenamente e a direção com assistência elétrica é precisa.
Ao entrar na rodovia com o sedã Cruze Midnight o condutor irá realizar uma viagem sem sustos, pois ele é muito bom nas acelerações. Atinge velocidade de 120 km/h e estabiliza rapidamente, sem perder o embalo, até nas subidas. Quando é necessário reduzir a velocidade e acelerar novamente, ou seja, retomar o motor turbo é elástico e não causa desconforto. O sedã Chevrolet Cruze está bem acertado tanto para uso urbano, como rodoviário.
O consumo do Chevrolet Cruze Midnight 2023 registrado no Inmetro, abastecido com Etanol é de 7,8 km/L na cidade e 9,8 km/L na estrada. Ao abastecer com gasolina, o consumo do Chevrolet Cruze é 11,3 km/L na cidade e 13,9 km/l no ciclo rodoviário, ou seja, na estrada. Para esta Avaliação a General Motors entregou o sedã médio abastecido com gasolina. Ele foi utilizado em situações normais encontradas na cidade, enfrentou congestionamentos, ruas com velocidade média de 50 km/h e na rodovia, com a máxima foi de 120 km/h, sempre com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, a média obtida foi de 11,5 km/L na cidade e 12,3 na estrada.
O preço do Chevrolet Cruze Midnight 2023 é R$ 147.950. Entre os equipamentos de série, além dos já mostrados, ele traz 6 airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alarme anti-furto, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, aviso sonoro para utilização do cinto de segurança do motorista e passageiro.
O Cruze Midnight 2023 vem ainda com o controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), abertura do porta malas por controle remoto, além do sistema de áudio Premium com quatro alto-falantes e 2 tweeters e o controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, também conhecido como piloto automático.
A GM incluiu ainda três opções de cores para o Chevrolet Cruze Midnight 2023, segundo a fabricante, isso ocorreu por sugestão dos consumidores. Além do tradicional preto Ouro Negro, a fabricante passa a disponibilizar as cores metálicas Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel.
Como mostrado acima, o preço do sedã Chevrolet Cruze Midnight 2023 é R$ 147.950. A General Motors produz e comercializa no Brasil com a marca Chevrolet, o SUV compacto Chevrolet Tracker. Na versão Premier topo de linha o preço é R$ 158.340. O SUV traz embaixo do capô o motor 1.2L Turbo com potência de 132 cv (G)/133 cv (E) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. O porta-malas do Tracker tem a capacidade de 393 litros.
Entre os SUVs compactos campeões de vendas está o Jeep Renegade série S que custa R$ 177.713. Em 2022, o utilitário esportivo Jeep recebeu atualização visual e o novo motor turbo T270 com potência de 185 cv (etanol)/180 cv (gasolina) e torque é 27,5 kgfm. A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade S 2023 é de 385 litros, porém, essa versão tem a tração 4×4. O Jeep Renegade Longitude custa R$ 152.914.
Pode incluir nessa lista também o VW Nivus Highline 200 TSI com motor 1.0L de 128 cavalos que custa R$ 139.770 e no porta-malas tem capacidade de 415 litros e o VW T-Cross Highline com preço de R$ 163.510. Ele também tem motor 1.4L turbo o 250 TSI, sua potência é de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com qualquer combustível. A capacidade do porta-malas do T-Cross é de 373 litros.
E também o mais recente SUV da Fiat, o Fiat Fastback que, na versão Impetus custa R$ 146.656. O motor do Fastback é o T200 com 130 cv (E)/ 125 cv (G) e torque de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. No quesito porta-malas ele é o maior com capacidade de 600 litros. Analise, avalie, verifique as condições e preços da manutenção, mas principalmente qual é a real utilização do automóvel. Depois disso, faça sua escolha: Sedã médio ou SUV compacto topo de linha?
Motor Turbo 1.4L
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,1:1
Cilindrada: 1399 cm³
Injeção de combustível: Injeção Direta
Potência: 153 cv (E) a 5200 rpm/ 150 cv (G) a 5600 rpm
Torque: 24,5 kgfm (E) a 2000 rpm/ 24 kgfm (g) a 2100 rpm
Tipo: Automático 6 marchas com opção Active Select
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Rodas: Liga leve17″
Pneus: 215/50R17
Comprimento: 4.655 mm
Distância entre-eixos: 2.700 mm
Largura: 2.042 mm
Altura: 1.484 mm
Porta-malas: 440 litros
Tanque de combustível: 52 litros
Colaborou: General Motors do Brasil