Para iniciar nossa avaliação, vale ressaltar que a pronuncia correta do modelo 4XE é four by e. Já o visual do Jeep Compass série S 4XE PHEV se diferencia das outras versões por causa das quatro cores exclusivas, Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade, igual a avaliada.
A frente do Jeep Compass com motor a combustão e elétrico traz o capô com vincos, faróis Full LED com assinatura LED DRL. A grade preta combina com a cor azul e reforça o visual esportivo. Os dois faróis de neblina estão abaixo do conjunto ótico e o para-choque é na cor da carroceria com grades menores também na cor preta. A cor azul está também em torno dos badges Jeep e Compass no capô, portas dianteiras e porta-malas.
O desenho lateral do Compass série S 4XE PHEV Híbrido tem os vincos acentuados nos para-lamas e na região das maçanetas, os quais seguem até terminar nas lanternas. O teto é preto, a mesma cor é utilizada nas molduras das portas, apliques nas colunas, capa dos retrovisores e rodas de liga leve 19 polegadas, elas são calçadas com pneus 235/45 R19. Já as maçanetas e as molduras das caixas das rodas são na mesma cor da carroceria.
A traseira do Jeep Compass série S 4XE PHEV tem um aerofólio preto no teto que acomoda o breaklight. O vidro traseiro é inclinado com o limpador ao centro. A inscrição Jeep preta contornada em azul está logo abaixo do vidro. As lanternas em LED são bipartidas, ou seja, saem da lateral e avançam para a tampa do porta-malas. Ela tem uma moldura para acomodar a placa de identificação. No lado esquerdo inferior da tampa a inscrição 4Xe, referente a versão do modelo. O para-choque é na cor da carroceria com refletores nas extremidades.
Apesar de ser um SUV com sistema de propulsão hibrida, ou seja, com motor a combustão interna e motor elétrico, o interior do Jeep Compass série S 4XE PHEV traz equipamentos e soluções utilizadas nos modelos com motor diesel e Flex, inclusive carregador de celular sem fio, Wi-Fi nativo, entre outros.
O painel é de material sensível ao toque, enquanto que o quadro de instrumentos é totalmente digital. No lado esquerdo inferior estão os comandos exclusivos para ajustar o trem de força eletrificado. O volante multifuncional de três raios é revestido em couro com ajuste de altura e profundidade.
O sistema multimidia utiliza tela de 10,1 polegadas, ele espelha celulares com Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de conectar o cabo. O ar-condicionado é digital de duas zonas. Por sua vez, no console está o carregador de celular por indução, os comandos do sistema 4×4, freio de estacionamento eletrônico, alavanca do câmbio e as teclas para acionar o Hold, 4WD LOW, auxilio em descida e 4WD Lock. O revestimento dos bancos é de couro e o banco do motorista com ajuste elétrico.
O comprimento do Jeep Compass série S 4XE PHEV é 4,4 m, por sua vez, a distância entre-eixos é 2,6 m. A largura da carroceria do Compass série S 4XE PHEV é de 1,8 m e a altura é de 1,6 m. Para o fora de estrada, ângulo de entrada é de 20°, o ângulo de saída é 28° e o ângulo de rampa é de 16°. Já a capacidade do porta-malas é de 420 litros, mas ela pode ser ampliada, pois oferece opção de rebatimento total e parcial 60/40 ou 40/60. Por ter sistema de propulsão elétrico abastecido por bateria, a capacidade do tanque de combustível que recebe gasolina é de 60 litros.
Motor a combustão e elétrico do Jeep Compass 4XE PHEV Híbrido
O sistema de propulsão hibrido do Jeep Compass 4XE PHEV é formado pelo motor T270 turbo movido a gasolina. Ele entrega 180 cv de potência e 27,5 kgfm (270 Nm) de torque. O câmbio é automático de 6 marchas, o qual é auxiliado por um motor elétrico, que também faz a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.
Ainda integrante do sistema de propulsão do Jeep hibrido, no eixo traseiro está instalado o segundo motor elétrico. Ele entrega 60 cv e 25,4 kgfm (250 Nm) de torque, disponível em qualquer rotação. Como ele é conectado ao eixo traseiro, permiti ao Compass 4XE híbrido plug-in manter a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã. Para ter a tração em todas as rodas quando necessária, a gestão é eletrônica e garante que o Jeep tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. Quando a bateria está com a carga, o motor dianteiro movido a gasolina gera a energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, mantendo a performance e aderência em qualquer circunstância.
Para acomodar a bateria, uma parte do espaço que é destinado ao cardã nos modelos com o motor a combustão, passou a ser ocupado pela bateria de alta tensão, ela também está embaixo dos bancos traseiros. A bateria do Compass 4XE tem a tensão de 400 Volts, refrigeração independente e possui inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, inclusive quando passa por uma área alagada, a água não no sistema. Essas baterias têm capacidade total de 11,4 kWh, e possibilita uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros. Com potência combinada de 240 cv, o 0 a 100 km/h é de 6,8 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.
Quem já teve a oportunidade de dirigir um Jeep Compass, seja com motor Flex, ou Diesel, ao entrar no Compass 4XE PHEV, só irá notar a diferença ao acionar o motor, pois ele entra em funcionamento no modo elétrico e por isso não tem ruído. Também irá perceber a diferença ao navegar nas várias funções que são mostradas na tela da multimídia, inclusive como o trabalha o motor a combustão para recarregar a bateria e os sistema de freio regenerativo, ou quando deixa funcionar o movido a gasolina e passa a atuar o elétrico.
Outra diferença que também é notada, em relação aos modelos com motor térmico é ao arrancar, sair da posição estacionária. É forte, pois nesse momento ele feito pelo sistema de propulsão elétrico. Ao circular na cidade, com o trânsito congestionado, a maior parte do tempo ele é impulsionado pelo motor elétrico. No que diz respeito a conforto, ele porta-se muito bem quando tem pela frente as valetas, lombadas e asfalto ruim.
Ao entrar na estrada o motorista não tem problema com desempenho, pelo contrário, precisa ficar atento para não exceder a velocidade limite, principalmente quando ele está no modo elétrico, pois a falta de ruído pode enganar. Bem estável nas curvas, até nas mais severas.
Para dirigir o Jeep Compass 4XE PHEV, o motorista pode trocar os modos de condução de maneira simples, acionando uma tecla. No modo Electric somente o motor elétrico traseiro movimenta o veículo até 130 km/h e 44 quilômetros. Já o e-Save permite dois modos de funcionamento o Passivo mantém a carga e carrega a bateria, usa frenagem regenerativa e o Modo Ativo usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria. Os sistemas semiautônomos integrantes do ADAS são precisos e proporcionam mais segurança ao conduzir o Compass 4XE, é um SUV muito bom para guiar em qualquer condição de terreno.
Segundo divulgado pela fabricante, o Jeep Compass 4XE híbrido plug-in, faza na cidade é de 25,4 km/L, com autonomia de 927 quilômetros. E na estrada o consumo é de 24,2 km/L. Os dados estão validados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Nesta Avaliação, o Compass foi hibrido foi utilizado tanto na cidade como na rodovia, sempre com o ar-condicionado ligado e a média obtida
No entanto, o SUV é importado da Itália, sendo assim, o preço do Jeep Compass 4XE PHEV híbrido plug-in é R$ 347.300. Ele tem todos os equipamentos e acessórios da versão S com motor a combustão, porém, há um equipamento exclusivo para o híbrido, o sistema de visão 360º. As câmeras estão posicionadas sob os retrovisores, na grade do radiador e na tampa do porta-malas.
Além disso, vem como o teto solar panorâmico Command View, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas, faróis com facho alto automático e assistente de estacionamento semi autônomo.
Por sua vez, são 7 airbags no Jeep Compass Híbrido, também exclusivo da versão o sistema de som Premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência. Na terça-feira (06/03), o Grupo Stellantis anunciou investimentos que somam R$ 30 bilhões e parte deste montante será utilizado para o desenvolvimento de veículos híbridos. A expectativa é de que o Jeep Compass 4XE PHEV híbrido plug-in seja um dos eletrificados produzidos por aqui.
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Aspiração: Turbocompressor com wastegate elétrica
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Motor gerador auxiliar acoplado responsável por gerar energia aos sistemas elétricos
Posição: Traseiro, transversal
Tipo de rotor: IPM (Magnetos Permanentes Internos)
Tensão: 400 V
Capacidade: 11,4 kWh
Autonomia no modo 100% elétrico: 44 km
Conector: Type 2
Tempo de 0 a 100% (Wallbox, 7,4 kW): até 100 minutos
Tempo de 0 a 100% (Tomada 220V): até 5 horas
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 330 mm)
Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 305 mm)
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson, links transversais e laterais
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Liga leve: 19”
Pneus: 235/45 R19
Comprimento: 4.404 mm
Largura: 1.819 mm
Altura: 1.645 mm
Altura mínima do solo: 201 mm
Ângulo de entrada: 20°
Ângulo de saída: 28°
Ângulo de rampa: 16°
Porta-malas: 420 litros
Tanque de combustível: 36,5 litros
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