Ao ouvir a o nome Maverick, a memória afetiva de muitos brasileiros, principalmente aqueles que tinham idade entre 18, 19 ou 20 anos na metade dos anos 1970, vem na mente imediatamente o Ford Maverick duas portas na versão GT com motor V8 ‘canadense’ lançado em 1973. Bons tempos, mas neste retorno do veículo com o nome Maverick, só ficou o nome, pois não é mais um fastback esportivo e sim uma picape.
Nos padrões dos Estados Unidos, a picape Ford Maverick é pequena. Já nos padrões brasileiros, ela está entre as compactas derivadas de automóveis de passeio e as médias como a Ford Ranger.
O visual é inédito, pois não traz nenhuma referência ao irmão de plataforma o Ford Bronco, ou a picape média Ford Ranger, irmã de marca. A frente tem o capô com os vincos acentuados nas extremidades. Os faróis de LED são em formato de C também com assinatura em LED. Os faróis são unidos por uma barra com duplo friso cromado, na qual está o símbolo oval da Ford. A grade para entrada de ar e auxiliar a refrigeração do motor é preta e o para-choque na parte superior tem a mesma cor da carroceria. Já a parte inferior do para-choque é na cor preta e traz dois ganchos nas pontas para reboque.
Nas laterais a picape Ford Maverick traz os para-lamas ressaltados com o distintivo Lariat. A área envidraçada é grande com molduras e apliques pretos nas colunas das portas. Os vincos estão na área das maçanetas que são cromadas. Eles estão também na parte inferior das portas. No final da caçamba foi colocado o emblema FX4 para identificar a versão. As rodas na cor preta são de liga leve de 17 polegadas com pneus 225/65 R17 all terrain (todo terreno).
A traseira da Ford Maverick traz no teto o break light e o vidro com vigia. As lanternas em LED no formato retangular, estão ligadas por vincos nas partes superior e inferior da tampa. Há uma maçaneta com chave, abaixo dela, o símbolo da Ford e estampado na tampa a inscrição MAVERICK. O para-choque é preto e placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita, isso para atender o padrão Mercosul.
Por dentro, a picape Maverick lembra um sedã grande, já que foi desenhada com soluções para a otimizar o espaço, a praticidade e o conforto. O painel é amplo, traz um cluster de instrumentos analógico, no caso velocímetro e conta-giros, com visor TFT de 6,5 polegadas colorido digital, o qual mostra as informações do computador de bordo e ainda a velocidade digital.
No centro do painel da Ford Maverick está a tela de 8 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia SYNC. Ele é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, traz Bluetooth, os comandos de áudio e voz estão no volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. Há entradas USB tipo A e tipo C e para completar são 6 alto falantes e o rádio AM/FM, já programado para sintonizar as emissoras FM que operam na faixa estendida. O ar-condicionado é digital de duas zonas, ou seja, pode escolher uma temperatura para o motorista e outra para o passageiro.
São dois tons escuros combinados, o cinza e ocre com detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.
O console central da picape Ford Maverick tem vários espaços para acomodar objetos, inclusive o telefone celular. Não há uma alavanca do câmbio automático de 8 marchas, em seu lugar um seletor chamado de E-Shifter (posições D/N/R).
Os bancos são revestidos em couro, também em dois tons, sendo que, o ajuste é elétrico para o banco do motorista em 8 posições e manual em 6 posições para o passageiro. São vários porta-objetos, entre eles um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.
Por dentro a Ford Maverick é espaçosa, por causa de suas dimensões. O comprimento é de 5,1m e a largura com os espelhos de 2,1m. A distância entre-eixos de 3 m é a que confirma o bom espaço interno, porém, o que chama a atenção é a altura de 1,7 m até a base da antena. Isso porque, quem vê a picape por fora, tem a impressão de que ela é baixa. Mas se comparada, com a Fiat Toro, por exemplo, ela tem a mesma altura, ou seja, 1,7 m. A capacidade de carga é de 617 kg, na caçamba a capacidade é de 943 litros, o tanque de gasolina recebe até 67 litros e o peso em ordem de marcha é de 1744 kg.
A caçamba da Ford Maverick traz o sistema chamado de Flexbed, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios os quais permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.
Diferente do Maverick dos anos 1970 que tinha a versão GT com motor aspirado V8 de 170 cv e 40 kgfm de torque, a picape Maverick traz o moderno motor 2.0L Turbo EcoBoost GTDi movido a gasolina. Ele trabalha com o câmbio automático de 8 marchas. Este conjunto gera potência de 253 cv a 5500 rpm e torque de 38,7 kgfm a 3000 rpm. Sua tração é integral AWD inteligente, ou seja, de acordo com a necessidade o sistema identifica e distribui a tração. São cinco os modos de direção que o motorista pode escolher: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar/Transp.
Como já foi citado durante a descrição da Ford Maverick, logo ao observar pela primeira vez, a impressão é de que ela é baixa. Aliás, essa foi a afirmativa mais ouvida pelos curiosos que vieram perguntar sobre a picape.
Mas, ao dirigir na cidade, onde o motorista encontra no caminho várias valetas e lombadas, confirma-se que não é baixa, pois passa por estes obstáculos sem raspar o assoalho.
No que diz respeito a performance, o motor 2.0L turbo da Ford Maverick picape é exemplar. Proporciona arranque rápido, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 s, para efeito de comparação, o sedã Ford Fusion 2020 (último ano que o sedã foi comercializado no Brasil), que tem o mesmo motor EcoBoost gasta o mesmo tempo para atingir os 100 km/h. O câmbio é bem sincronizado com o motor, as trocas são feitas sem que o motorista sinta trancos, ou aquela diferença entre pisar no acelerador e a troca das marchas.
Os equipamentos tecnológicos, como por exemplo, o multimidia SYNC é fácil de utilizar, os comandos são intuitivos e não oferece dificuldades ao parear o celular, tanto com sistema Android ou IOS.
As suspensões estão bem calibradas, assim como o auxilio elétrico da direção. Pode entrar na curva sem susto, mesmo com a caçamba vazia, pois não joga a traseira e o volante fica firme para executar a manobra. Por falar em manobra, a câmera de ré da Ford Maverick é oferece boa visualização, o que é muito importante, principalmente para quem utiliza a picape na cidade. Antes de dirigir a Ford Maverick esqueça tudo o que você conhece de picape. Tenho certeza que ao terminar a sensação será de que estava em um carro de passeio.
A Ford Maverick faz por litro 8,8 km/L na cidade e 11,1 km/L na estrada, o motor 2.0L EcoBoost é abastecido com gasolina, não há opção Flex. Nesta Avaliação a picape foi utilizada em várias situações comuns encontradas do transito das grandes cidades, como por exemplo, engarrafamentos, ruas com média de velocidade de 40 km/h, vias rápidas e também na rodovia onde a máxima foi de 120 km/h com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, a média obtida foi de 7,9 km/L no ciclo urbano e 10 km/L no ciclo rodoviário.
O preço da picape Ford Maverick 2022 é R$ 246.502. Entre os itens de série ela vem com a abertura das portas por código sem chave (Keypad), o teclado numérico para digitar a senha está na coluna da porta do motorista. Além dos itens já mostrados durante a descrição da Ford Maverick, ela ainda vem de série com a câmera de ré, chave com sensor de presença (acesso inteligente e partida sem chave-Ford Power), EcoCoach, freio de mão eletrônico (freio de estacionamento), função Auto Hold, piloto automático (controlador de velocidade), tomada de 12V traseira, vidro da caçamba deslizante elétrico, vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo (dianteiros / traseiros).
A picape Ford Marerick Lariant sai da fábrica com 7 air bags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho do motorista), alarme perimétrico e de segurança com imobilizador, três alças de segurança dianteira/traseira, assistente de partida em rampas (HLA), cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos e os dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores. Vem também com o controle automático em descidas (HDC), farol e farol alto automático, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestre/ciclista, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, ISOFIX (ganchos de fixação de cadeiras de crianças), proteção inferior, sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), travamento elétrico da caçamba e das portas.
Além da tecnologia embarcada, o proprietário da picape Maverick FX4 tema disposição o aplicativo FordPass Connect ele oferece: Alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar-condicionado, sistema de localização do veículo no celular, status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro), travamento e destravamento remoto do veículo.
As cores disponíveis para a picape Ford Maverick são: Prata, Branco Ártico, Preto Astúrias, Cinza Dover, Cinza Torres, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Azul Indianápolis e Vermelho Aurora.
A picape Ford Maverick 2022 é espaçosa e confortável para todos os ocupantes. Traz tecnologia de ponta e equipamentos de última geração para segurança e bem estar. É o mais próximo que se pode chegar de um veículo para trabalho com os benefícios de um carro de passeio.
Motor: 2.0L Turbo EcoBoost GTDi
Posição: Dianteiro, transversal
Combustível: Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.999 cm³
Taxa de compressão: 10,0:1
Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão (Injeção direta)
Potência: 253 cv a 5500 rpm
Torque: 38,7 kgfm a 3000 rpm
Tipo: Seletor de marchas rotativo (E-Shifter) 8 marchas
Tração: AWD inteligente
Discos ventilados na dianteira/ Discos sólidos na traseira
Estacionamento: Freio com acionamento elétrico
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente multibraço
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 225/65 R17 all terrain
Comprimento: 5110 mm
Largura: 2134 mm (com espelho)
Distância entre-eixos: 3076 mm
Altura: 1733 mm
Capacidade de carga: 617 kg
Capacidade da caçamba: 943 litros
Tanque de combustível: 67 litros
Peso em ordem de marcha: 1744 kg
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