A Volkswagen continua a investida no segmento de utilitários esportivos a qual começou com o Tiguan, passou para o T-Cross, depois o Nivus. Em maio deste ano, foi vez de lançar o VW Taos para disputar o concorrido segmento dos SUVs médios. Fabricado na Argentina, o Taos compartilha a plataforma MQB, a mesma utilizada pelo hatch Polo, sedã Virtus e os SUVs compactos T-Cross e Nivus.
Para uma identidade visual marcante, a VW utiliza faróis em full-LED com uma assinatura noturna, também em LED, em formato de filetes, os quais cortam a grade no sentido do logo VW que está no centro. No capô vincos acentuados, o para-choque utiliza nas extremidades grandes molduras e, na parte inferior uma grade preta com frisos cromados, os quais integram o ovebump que avança para a parte debaixo do SUV.
Nas laterais do VW Taos, as barras no teto são cromadas, os vidros com apliques na cor preta. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras têm as capas na mesma cor da carroceria. Os vincos saem dos para-lamas e atravessam as laterais na região acima das maçanetas. Também há vincos acentuados na parte inferior das portas. As caixas de rodas são com molduras, o que reforça o visual esportivo e os frisos são largos para ligar uma ponta a outra. Completa o conjunto as rodas de liga-leve 18 polegadas com pneus 215/55 R18.
Na traseira, o teto tem a antena estilo barbatana de tubarão e um aerofólio. O vidro é inclinado. As lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas, que tem símbolo da VW no centro. O para-choque utiliza refletores nas extremidades, com molduras cromadas. O nome Taos está na base da tampa do porta-malas e, à direita, o emblema 250 TSI, que indica o torque de 250 Nm do motor turbo.
Por dentro, o VW Taos traz o painel com material sensível ao toque, o quadro de instrumentos é do tipo Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e a central de infotainment VW Play utiliza uma tela de 10,1 polegadas. O SUV médio VW Taos também traz o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite escolher a cor da iluminação interna. São 10 núcleos de cores à disposição elas decoram o painel frontal e as portas dianteiras. Os bancos são revestidos em couro, assim como as portas, painel frontal e volante multifuncional e ainda vem com o carregamento de celular por indução.
O utilitário esportivo médio VW Taos tem 4,4 m de comprimento, 2,6 m de distância entre-eixos, 1,6 m de altura e 1,8 m de largura. No porta-malas a capacidade é de 498 litros, isso sem abaixar os bancos traseiros, os quais podem ser rebatidos 60/40 .
No Taos a Volkswagen utiliza o motor 250 TSI Total Flex, o qual está em outros modelos como o T‑Cross, Jetta e a linha GTS (Polo/Virtus). Fabricado na unidade produtiva de São Carlos (SP), ele tem quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor. Este motor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm, com etanol ou gasolina. Segundo divulgado pela VW, o Taos acelera de 0 a 100 km / h em 9,3 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km / h, limitada eletronicamente.
O VW Taos vem com o seletor de perfil de condução, o qual permite ao motorista, na tela do VW Play, ou tecla no console, escolher entre quatro opções para dirigir, são elas: ECO, Normal, Esportivo e Individual. O fato de compartilhar a plataforma e motor com outros modelos é positivo, pois reflete nos custos de manutenção e revisões, já que amplia a oferta de peças.
Para iniciar estas impressões ao dirigir do VW Taos não podemos deixar de lado o que o SUV oferece no habitáculo. Logo ao entrar o motorista percebe que é um veículo confortável.
Vale também sentar e afivelar o cinto no banco traseiro, assim é possível perceber que ele tem bom espaço para pessoas de estatura mediana. O incomodo fica para quem senta no meio, por causa do tamanho do túnel, mas é bom para acomodar crianças, por exemplo.
O painel do VW Taos é fácil para visualizar e entender os comandos do volante multifuncional. Já o multimídia, merece atenção melhor para utilizar todas as funções e aplicativos disponíveis. Com banco e espelhos ajustados, o próximo passo é, com o pé no pedal do freio, acionar o motor através do botão Strat/Stop colocado no console. Para tirar o Taos da posição estacionária, o motorista pode escolher se prefere um arranque mais lento ou mais rápido. Isso porque ao acionar o modo ECO, o arranque é lento e no modo Sport ele é rápido, mas tem consequência, ou seja, o modo esportivo gasta mais combustível.
Nesta Avaliação o Taos foi utilizado na maior parte do período com o modo ECO acionado, isso porque proporciona reações mais lentas nas acelerações e retomadas, por isso é o mais indicado no ciclo urbano, ou seja, em velocidade baixa, no anda e para do trânsito carregado. Já ao entrar na estrada, para evitar pisar demais no acelerador, o melhor é utilizar o modo Sport, pelo menos até atingir a velocidade máxima permitida.
Depois disso, voltar ao modo ECO que ele mantém a velocidade sem perder fôlego, inclusive ao realizar uma ultrapassagem na reta. Outra situação que também é indicada para o modo Sport é ao enfrentar uma subida, pois assim as respostas são mais rápidas e consistentes. As suspensões estão bem calibradas atendem as necessidades de conforto e firmeza tanto na cidade como na rodovia e a direção com assistência elétrica não causa desconforto, seja nas curvas ou em uma manobra de estacionamento. Os sistemas de auxilio ao motorista semiautônomos são eficazes funcionam de maneira precisa e, principalmente no trânsito evitam acidentes.
Para esclarecer, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), o VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 faz com um litro de etanol 6,8 km/L na cidade e 8,5 km/L na estrada. Com gasolina o Taos consome 10,2 km/L no ciclo urbano e 12,2 km/L na rodovia. Nesta Avaliação rodamos com o VW Taos Highline tanto na cidade como na estrada, com o ar-condicionado ligado. Ele foi entregue pela VW abastecido com gasolina e nestas condições o consumo na cidade foi de 9,5 km/L na cidade e 11,1 km/L na rodovia.
Assista o vídeo de Avaliação do VW Taos Comfortline 250 TSI no Canal AutoAgoracombr
Por sua vez, o preço do VW Taos 1.4 TSI Highline 2022 é R$ 206.950. Entre os itens de série o Taos traz 6 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina). Vem também com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, há saída de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (piloto automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle.
Também vem com o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop & Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, faróis com tecnologia IQ. Light, sistema de detecção de ponto cego e alerta de tráfego traseiro cruzado. No Taos versão Highline, apenas o teto solar panorâmico é opcional, ele custa R$ 6.000,00.
Sendo assim, no site da VW as cores disponíveis para o VW Taos Highline são a, Preto Mystic, sem custo, a Branco Puro custa R$ 595,00, enquanto que a Prata Pyrit, Cinza Indium, Bege Mojawe e a Azul Atlantic tem o preço estipulado de R$ 1.410,00.
Motor: 1.4L TSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência: 150 cv a 5.000 rpm (E/G)
Torque: 25,5 kgfm (E/G) 1.400-4.000 rpm (E)
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Suspensões
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente Multilink
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 215/55 R18
Dimensões/Capacidades
Comprimento: 4.461 mm
Distância entre-eixos: 2.680 mm
Largura: 2.097 mm
Altura: 1.626 mm
Porta-malas: 498 litros
Tanque de combustível: 51 litros
Fotos: AutoAgora.com.br
1 Comment
[…] Na frente a VW desenhou um novo para-choque para o Polo, todas as versões, desde a de entrada, passam a contar com faróis em LED. Na traseira, as lanternas receberam nova assinatura noturna, com o logo e o nome do carro posicionados no centro, ou seja, segue o padrão de outros modelos da marca, como VW Nivus, T‑Cross e VW Taos. […]