Fiat, Jeep e Ram promovem troca-troca com empresários do agronegócio! A modalidade mais antiga de comércio, o escambo, ou seja, você entrega uma mercadoria e leva outra, está sendo promovida pelo O Grupo Stellantis oferece os veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram para produtores rurais. A novidade é que o pagamento pode ser feito de maneira fixa em soja, commodity cotada internacionalmente.
A fase de implantação da operação poderá contemplar 1,2 mil produtores dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Paraná e Pará. A nova modalidade visa potencializar as vendas da Stellantis ao setor do agronegócio e fortalecer laços comerciais com este importante mercado.
As operações barter trade, ou permuta, se baseiam na troca de mercadorias, mas são mais complexas do que a prática de escambo, historicamente conhecida. A transação ocorre envolvendo a definição do valor do bem a ser adquirido, cotação básica da commodity agrícola a ser usada como pagamento, seguro, aquisição do bem e, ao fim, liquidação financeira.
A Fiat denominou seu programa de Agro Fácil Fiat e oferece as picapes Toro e Strada (exceto o modelo Volcano) e o furgão Fiorino.
A Jeep disponibiliza seus modelos Renegade e Compass, produzidos no Brasil, Wrangler e Grand Cherokee, que são importados, denominando seu programa de Barter é Jeep. A marca Ram, através do programa Barter Ram, oferece as picapes 1500 e 2500.
Fabio Meira, diretor de Vendas Diretas da Stellantis, explica esta ação. “Essa parceria inovadora incrementará as vendas da Stellantis no setor do agronegócio e permitirá aos produtores rurais a renovação de frotas e aquisição de veículos de maneira facilitada. A modalidade da operação barter trade será uma maneira ágil para fomentar negócios com produtores rurais, uma vez que utilizará uma modalidade de pagamento com a qual eles já estão familiarizados. É um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade aos produtores”.
Isso porque o agronegócio brasileiro é um setor muito dinâmico da economia, fortemente atuante nas exportações e na geração de divisas, além de grande incorporador de novas tecnologias. O setor corresponde a mais de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e também se destaca nas exportações e na geração de superávit na balança comercial. Tem, ainda, apresentado crescimento constante ao longo das últimas décadas e consegue manter-se estável mesmo em períodos de crise “O agronegócio é um parceiro estratégico com o qual queremos manter um relacionamento estável e duradouro. Por isto, estamos adotando o mesmo mecanismo de pagamentos com o qual o setor já está acostumado”, acrescenta Fabio Meira.
Compre um veiculo da Fiat ou Jeep ou Ram e pague com soja, porém, o Grupo Stellantis não divulgou como irá revender os grãos recebidos como pagamento dos veículos adquiridos.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni e Divulgação
1 Comment
[…] negócios, trocar os grãos por uma mercadoria também é conhecida como escambo e foi adotada pelo Grupo Stellantis para veículos Fiat, Jeep e Ram em 2021 e pela Toyota para os modelos Corolla Cross e a picape […]