Por: Edison Ragassi
A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou no último dia 04/07, o balanço mensal dos emplacamentos de automóveis novos. Segundo a entidade, o maior movimento dos emplacamentos ocorreu, a partir do dia 20 de junho, quando o volume de efetivação das vendas passou a superar o volume diário de 5 mil unidades, chegando a mais de 22 mil nos últimos dias do mês.
Impulsionadas pelo programa de incentivo do Governo Federal, o qual ofereceu R$ 500 milhões em descontos e posteriormente incluiu mais R$ 300 milhões, para a compra de veículos com valor de até R$ 120 mil, as vendas de automóveis novos tiveram um aumento de 11,41% em junho, isso comparado ao mês de maio. No total foram emplacados 142.017 automóveis em junho, contra 127.478 em maio.
No entanto, o VW Polo encerrou o mês de junho como o modelo mais mais vendido ao somar 9.949 carros emplacados. No segundo lugar está o Chevrolet Onix com 8.261 emplacamentos. Com 7.264 unidades emplacadas, o SUV VW T-Cross aparece na terceira posição dos mais vendidos em junho. E só na quarta posição é que está um modelo concebido originalmente para ser popular, ou seja, o Fiat Mobi o qual somou 6.895 unidades emplacadas. Outro detalhe interessante, a picape Fiat Strada foi desbancada da primeira posição em vendas, pois somou 9.007 emplacamentos.
A FENABRAVE também decidiu não rever, ainda, suas projeções para 2023, ela mantém a expectativa de que o setor de venda de automóveis novos crescer 3,3% nos emplacamentos para o ano, isso considerando todo o setor.
Acesse o Canal AutoAgoracombr e confira os vídeos de Avaliação
1º VW POLO: 9.949
2º CHEVROLET ONIX: 8.261
3º VW T-CROSS: 7.264
4º FIAT MOBI: 6.895
5º FIAT ARGO: 6.747
6º HYUNDAI HB20: 6.420
7º CHEVROLET ONIX PLUS: 6.419
8º RENAULT KWID: 5.933
9º FIAT CRONOS: 4.969
10º CHEVROLET TRACKER: 4.957
Por sua vez, o Governo disponibilizou mais R$ 300 milhões adicionais para o programa de descontos e incentivo para a compra de automóveis novos. A duração é de quatro meses, ou até todos os recursos serem utilizados. O programa também oferece R$ 700 milhões em descontos para a compra de caminhões, dos quais já foram utilizados R$ 100 milhões, e R$ 300 milhões para a compra de vans e ônibus. Neste segmento foram usados R$ 140 milhões.
1º FIAT STRADA: 9.007
2º VW SAVEIRO: 4.638
3º FIAT TORO: 4.411
4º TOYOTA HILUX: 3.732
5º CHEVROLET MONTANA: 2.957
6º CHEVROLET S10: 2.436
7º FIAT FIORINO: 2.275
8º FORD RANGER: 1.425
9º MITSUBISHI L200: 965
10º NISSAN FRONTIER: 955